Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Literatura estrangeira
 

 R$ 59,00
         




 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

Como fazer amor com um negro sem se cansar

 

Dany Laferrière


152 p. - 14 x 21 cm
ISBN 978-85-7326-495-1
2012 - 1ª edição
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Sucesso imediato de público e de crítica, Como fazer amor com um negro sem se cansar é o romance de estreia de Dany Laferrière, um dos principais escritores contemporâneos de língua francesa, nascido no Haiti em 1953. Com altas doses de humor, erotismo, sarcasmo e poesia, a obra retrata o cotidiano e as fantasias de dois jovens negros exilados no Quebec durante um tórrido verão dos anos 70. Ao som de muito jazz, sexo e boa literatura, este é um livro que ri - e faz rir - dos estereótipos culturais e sexuais.
Nascido no Haiti em 1953, Dany Laferrière deixou seu país em 1976 fugindo da ditadura de Baby Doc. Emigrando para Montreal, no Canadá, onde trabalhou inicialmente num curtume, foi obrigado a reinventar a sua vida contando unicamente com a poderosa mola propulsora da literatura.
Seu livro de estreia, sucesso de público e crítica, Como fazer amor com um negro sem se cansar, publicado em 1985 e logo levado ao cinema por Jacques W. Benoît, é o primeiro título da "autobiografia americana" de Dany Laferrière. Ambientado na década de 1970 em Montreal, no Quebec, num pequeno apartamento da rua Saint-Denis e seus arredores, o livro põe em cena dois jovens negros exilados: um aspirante a escritor, que vive várias aventuras amorosas, e seu curioso companheiro de quarto, o "filósofo" Buba, que passa o tempo a dormir, ouvir jazz e a ler o Corão. No centro da trama estão as diferenças entre cultura de origem - o trópico caribenho e, no fim das contas, a África - e cultura de inserção - a próspera sociedade quebequense da América do Norte. É esta discrepância que vai turbinar as relações entre os sexos numa época em que a maioria das jovens universitárias estava decidida a passar por cima das fronteiras de cor, credo e classe social.
Retrato divertido do cotidiano e das fantasias de dois outsiders, mas também inédito acerto de contas com a América, Como fazer amor... combina altas doses de humor, erotismo, sarcasmo e poesia para dar voz a esse diálogo intenso, vivo e exuberante que se trava na pele, mas também no imaginário de diferentes culturas.


Sobre o autor
Dany Laferrière é um dos principais renovadores da rica literatura haitiana. Nasceu em 1953 em Porto Príncipe, e em 1976 teve que se exilar, fugindo da ditadura de Baby Doc. Instala-se primeiro em Montreal, no Canadá, onde trabalha como operário em várias fábricas, até que em 1985 publica seu primeiro livro, Como fazer amor com um negro sem se cansar, logo levado ao cinema. Segue-se uma longa série de livros, marcados pela perspectiva autoficcional, como País sem chapéu (1996); o mais recente deles, L'énigme du retour (O enigma do regresso, 2009) recebeu o prestigiado prêmio Médicis.


Veja também
Golpe de ar

 


© Editora 34 Ltda. 2024   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779