Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Crítica, teoria literária e linguística | Literatura brasileira
 

 R$ 83,00
         




 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

Armas de papel
Graciliano Ramos, as Memórias do cárcere e o Partido Comunista Brasileiro

 

Fabio Cesar Alves

Prefácio de Francisco Alambert

336 p. - 14 x 21 cm
ISBN 978-85-7326-638-2
2016 - 1ª edição
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Em março de 1936, o escritor alagoano Graciliano Ramos (1892-1953) foi preso em Maceió. Enviado ao Recife e depois ao Rio de Janeiro, passou por três presídios e ficou onze meses detido sem qualquer julgamento ou acusação formal. O mesmo ocorreu a diversos intelectuais durante a Era Vargas, quando o alinhamento político à esquerda era motivo suficiente para repressão ferrenha, tortura e detenção. Dez anos depois, ele retomaria essa experiência ao iniciar a escritura de Memórias do cárcere (publicado postumamente em 1953), livro que sobrepõe relato, documento e literatura. A disposição do autor em entender um período crucial da história do país pelo filtro da sua experiência faz das Memórias algo raro na prosa brasileira.
Armas de papel, de Fábio Cesar Alves, professor de Literatura Brasileira na USP, realiza uma leitura ampla e profunda das Memórias do cárcere ao levar em conta a duplicidade de vozes e de temporalidades que se instauram no discurso: a da experiência e a da rememoração. E, ao fazê-lo, acaba por recensear boa parte da história política do Brasil no século XX e oferecer ao leitor um belo estudo sobre o papel do escritor e do intelectual num país periférico.
Antonio Candido disse certa vez que o intelectual tem o dever da lucidez. Pois este livro tem um duplo mérito: o de mostrar como Graciliano, mesmo sob as condições mais difíceis, preservou sempre aquela extrema lucidez que marca os seus romances; e de ser, ele mesmo, um exemplo de crítica literária da melhor qualidade, lúcida e apaixonada.


Sobre o autor
Fabio Cesar Alves nasceu em São Paulo, SP, em 1978. É professor de Literatura Brasileira na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) desde 2014, onde obteve o mestrado em Literatura Brasileira (2006) e o doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada (2013). Durante três anos, participou da Equipe Graciliano Ramos do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP), grupo que visava à organização e ao estudo do arquivo do escritor. Como pesquisador, tem se dedicado às relações entre intelectuais e Estado, com ênfase na Era Vargas, e entre escritores e o Partido Comunista Brasileiro (PCB), sobre as quais vem publicando artigos em revistas especializadas.


Veja também
O mundo sitiado
A poesia brasileira e a Segunda Guerra Mundial
Tempo reencontrado
Ensaios sobre arte e literatura
Organização de Carlos Augusto Calil
Entre a literatura e a história

 


© Editora 34 Ltda. 2024   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779