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Arte e arquitetura  
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Os artistas brasileiros na Escola de Paris
Anos 1920

Marta Rossetti Batista

 
Resultado de uma das mais completas pesquisas já realizadas sobre o Modernismo brasileiro, este estudo, que permaneceu até hoje inédito, acompanha a trajetória dos principais artistas brasileiros nos momentos que antecederam e se seguiram à Semana de Arte Moderna de 1922, quando um grupo importante de pintores e escultores passou extensas temporadas radicado na então capital mundial da arte, a Paris da folle époque.
R$ 133,00
 
A cidade e suas margens

Elisa Bracher
Fábio Valentim
Rodrigo Naves

 
A cidade e suas margens apresenta dois ensaios fotográficos da escultora e gravadora Elisa Bracher, reunindo cerca de 120 imagens. O primeiro, realizado na Favela da Linha, zona oeste de São Paulo, é fruto do longo convívio da artista com este espaço e seus moradores. O segundo ensaio rastreou, no Nordeste brasileiro, os "Locais de origem" dessas famílias.
R$ 138,00

 
Cidade de muros
Crime, segregação e cidadania em São Paulo

Teresa Pires do Rio Caldeira

 
A autora analisa os processos de transformação urbana envolvendo o crime, o medo da violência e o desrespeito aos direitos humanos na metrópole, estabelecendo relações com as noções de espaço público, democracia e igualdade.
indisponível
R$ 96,00

     
Registro de uma vivência

Lucio Costa

Apresentação de Maria Elisa Costa
Posfácio de Sophia da Silva Telles
 
Publicada originalmente em 1995, esta autobiografia de Lucio Costa (1902-1998), formada de textos críticos e memorialísticos, planos, projetos, fotografias e desenhos, especialmente escolhidos e compostos pelo autor, ganha agora uma nova edição, respeitando integralmente o projeto gráfico original, acrescida de uma apresentação de Maria Elisa Costa, filha de Lucio, e de um ensaio de Sophia da Silva Telles, que procura decifrar o sentido da obra deste grande arquiteto e urbanista que foi também um dos mais importantes intelectuais brasileiros do século XX.
R$ 199,00
 
Diante da imagem
Questão colocada aos fins de uma história da arte

Georges Didi-Huberman

Tradução de Paulo Neves
 
O que ocorre quando nos colocamos diante da imagem? Neste livro, o historiador da arte Georges Didi-Huberman - professor da École des Hautes Études, em Paris, e autor de dezenas de livros fundamentais, entre eles O que vemos, o que nos olha (Editora 34, 1998) - recorda que, em francês, voir (ver) rima com savoir (saber), o que sugere que, em nossa aproximação às imagens, o olhar nunca é neutro ou desinteressado. Diante delas, enlaçamos o visível juntamente com palavras e modelos de pensamento. De onde vêm esses modelos? É precisamente essa interrogação, uma espécie de arqueologia crítica da História da Arte, que o autor leva a cabo nestas páginas.
R$ 87,00

 
Que emoção! Que emoção?

Georges Didi-Huberman

Tradução de Cecília Ciscato
Projeto gráfico de Raul Loureiro
 
Diante de uma plateia de jovens e adultos, o filósofo e historiador da arte Georges Didi-Huberman pergunta: o que são as emoções? Todos nós as conhecemos em primeira mão, é claro, mas nem por isso elas deixam de nos intrigar. Somos nós que as "temos" ou são elas que nos "têm"? Nós as sofremos - e portanto elas nos imobilizam, nos reduzem à passividade - ou elas nos movem, isto é, nos levam à ação? Elas nos isolam e nos silenciam ou, ao contrário, são uma forma de comunicação com os nossos semelhantes? Para sugerir respostas a essas questões, Didi-Huberman nos convida a percorrer as ideias de alguns pensadores ocidentais - e, sobretudo, a olhar com atenção para as emoções cristalizadas em grandes obras de arte, da escultura antiga ao cinema moderno.
R$ 47,00

     
Conversas com Cézanne

Michael Doran

Tradução de Julia Vidile
Posfácio de Paulo Pasta
 
Este livro reconstitui — por meio de entrevistas, depoimentos e artigos compilados e anotados por Michael Doran, do Courtauld Institute, de Londres — um dos momentos-chave da história da arte: o período em que Paul Cézanne (1839-1906), recluso em Aix-en-Provence, no sul da França, em seus últimos anos de vida, recriou as bases da pintura ocidental. Trazendo os principais testemunhos daqueles que conviveram com o artista entre 1894 e 1906, como Maurice Denis, Émile Bernard, Joachim Gasquet e Ambroise Vollard, incluindo cartas do próprio Cézanne, o volume registra não só as ideias do pintor (“Tudo na natureza modela-se a partir da esfera, do cone e do cilindro”), mas também o cotidiano, os procedimentos pictóricos e os hábitos e idiossincrasias deste gênio da arte moderna.
R$ 84,00
 
Artes plásticas e trabalho livre I
De Dürer a Velázquez

Sérgio Ferro

 
Sérgio Ferro é um dos nomes mais importantes da arquitetura brasileira e foi professor de história da arte na FAU-USP (1962-1971) e na École d'Architecture de Grenoble (1973-2003). Neste novo livro, que complementa seu Arquitetura e trabalho livre, o autor analisa as técnicas e os procedimentos estéticos de Dürer, Leonardo, Tintoretto, Ticiano, Michelangelo, Caravaggio, El Greco, Velázquez e Rembrandt enquanto fruto da resistência à exploração do trabalho artesanal - que se intensifica no Renascimento com a adoção pelos ateliês do processo produtivo das manufaturas.
R$ 74,00

 
Artes plásticas e trabalho livre II
De Manet ao Cubismo Analítico

Sérgio Ferro

 
Este é o segundo volume de Artes plásticas e trabalho livre, desta vez cobrindo momentos decisivos do embate entre arte acadêmica e arte moderna, num arco que vai de Manet (incluindo um inovador estudo do quadro Um bar no Folies Bergère, de 1881-82) até Braque e Picasso, passando pelo Impressionismo, por Van Gogh e Cézanne. Neste livro, Sérgio Ferro, autor de O canteiro e o desenho e ex-professor da FAU-USP e da École d’Architecture de Grenoble, empreende uma releitura radical da história da arte, em que as obras se tensionam entre a conversão à forma-mercadoria e a preservação de uma espécie de memória de sua origem no trabalho artesanal e “livre”.
R$ 83,00

     
Escritos urbanos

Lúcio Kowarick

Fotografias de Tomás Rezende
Prefácio de Licia do Prado Valladares
 
Contribuição indispensável para aqueles que estudam as metrópoles brasileiras, este livro reúne artigos escritos ao longo de quinze anos pelo sociólogo Lúcio Kowarick. Responsável pela noção de espoliação urbana, o autor a relaciona aos temas do pauperismo, da moradia popular e às lutas pela cidadania, num raro equilíbrio entre teoria e observação da realidade.aolp
R$ 57,00
 
Pluralidade urbana em São Paulo
Vulnerabilidade, marginalidade, ativismos


Este livro foi publicado com o apoio da Fapesp
 
Unindo sociologia e antropologia - especialidade de seus dois organizadores, Lúcio Kowarick e Heitor Frúgoli Jr. -, esta coletânea procura desenhar um retrato atualizado de uma das metrópoles mundiais que mais cresceu no século XX. Os quatorze ensaios aqui reunidos compõem uma perspectiva multifacetada de São Paulo, analisando alguns de seus temas mais candentes, como a segregação espacial, as manifestações de junho de 2013, a cracolândia, as ocupações no centro, as manifestações culturais da periferia, a dinâmica das eleições para prefeito e vereador, e a ação do PCC na redução dos homicídios na cidade.
R$ 102,00

 
São Paulo: novos percursos e atores
(sociedade, cultura e política)


 
Este volume apresenta quinze ensaios que, na esteira de livros clássicos como São Paulo, 1975: crescimento e pobreza (1976) e Quando novos personagens entraram em cena (1988), procuram atualizar as visões sobre a cidade, aqui em uma colaboração multidisciplinar que inclui as áreas de sociologia, história, antropologia, demografia, política, cinema e música.aolp
R$ 96,00

     
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