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Arte e arquitetura  
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Marta Rossetti - Escritos sobre arte e modernismo brasileiro

Marta Rossetti Batista
Organização de Ana Paula de Camargo Lima

 
Reunião de ensaios de Marta Rossetti Batista (1941-2007), uma das mais importantes historiadoras da arte brasileira. O volume traz 25 textos da pesquisadora, que antes estavam dispersos em periódicos, catálogos e outras publicações, sobre Mário de Andrade, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Sérgio Milliet, Lasar Segall, Brecheret e muitos outros personagens centrais de nosso modernismo. A edição inclui ainda depoimentos sobre Marta Rossetti assinados por Aracy Amaral, Yone Soares de Lima e Ana Paula de Camargo Lima, além de uma bibliografia completa da produção crítica da autora.
indisponível
R$ 51,00
 
A cidade e suas margens

Elisa Bracher
Fábio Valentim
Rodrigo Naves

 
A cidade e suas margens apresenta dois ensaios fotográficos da escultora e gravadora Elisa Bracher, reunindo cerca de 120 imagens. O primeiro, realizado na Favela da Linha, zona oeste de São Paulo, é fruto do longo convívio da artista com este espaço e seus moradores. O segundo ensaio rastreou, no Nordeste brasileiro, os "Locais de origem" dessas famílias.
R$ 109,00

 
Madeira sobre madeira

Elisa Bracher
Rodrigo Naves
João Musa

 
Este livro apresenta esculturas em madeira produzidas entre os anos de 1998 e 1999. Elas se destacam pelo diálogo entre o rigor geométrico e a sensação de desequilíbrio que as peças apresentam após sua materialização.
indisponível
R$ 85,00

     
Registro de uma vivência

Lucio Costa

Apresentação de Maria Elisa Costa
Posfácio de Sophia da Silva Telles
 
Publicada originalmente em 1995, esta autobiografia de Lucio Costa (1902-1998), formada de textos críticos e memorialísticos, planos, projetos, fotografias e desenhos, especialmente escolhidos e compostos pelo autor, ganha agora uma nova edição, respeitando integralmente o projeto gráfico original, acrescida de uma apresentação de Maria Elisa Costa, filha de Lucio, e de um ensaio de Sophia da Silva Telles, que procura decifrar o sentido da obra deste grande arquiteto e urbanista que foi também um dos mais importantes intelectuais brasileiros do século XX.
R$ 160,00
 
Diante da imagem
Questão colocada aos fins de uma história da arte

Georges Didi-Huberman

Tradução de Paulo Neves
 
O que ocorre quando nos colocamos diante da imagem? Neste livro, o historiador da arte Georges Didi-Huberman - professor da École des Hautes Études, em Paris, e autor de dezenas de livros fundamentais, entre eles O que vemos, o que nos olha (Editora 34, 1998) - recorda que, em francês, voir (ver) rima com savoir (saber), o que sugere que, em nossa aproximação às imagens, o olhar nunca é neutro ou desinteressado. Diante delas, enlaçamos o visível juntamente com palavras e modelos de pensamento. De onde vêm esses modelos? É precisamente essa interrogação, uma espécie de arqueologia crítica da História da Arte, que o autor leva a cabo nestas páginas.
R$ 69,00

 
Que emoção! Que emoção?

Georges Didi-Huberman

Tradução de Cecília Ciscato
Projeto gráfico de Raul Loureiro
 
Diante de uma plateia de jovens e adultos, o filósofo e historiador da arte Georges Didi-Huberman pergunta: o que são as emoções? Todos nós as conhecemos em primeira mão, é claro, mas nem por isso elas deixam de nos intrigar. Somos nós que as "temos" ou são elas que nos "têm"? Nós as sofremos - e portanto elas nos imobilizam, nos reduzem à passividade - ou elas nos movem, isto é, nos levam à ação? Elas nos isolam e nos silenciam ou, ao contrário, são uma forma de comunicação com os nossos semelhantes? Para sugerir respostas a essas questões, Didi-Huberman nos convida a percorrer as ideias de alguns pensadores ocidentais - e, sobretudo, a olhar com atenção para as emoções cristalizadas em grandes obras de arte, da escultura antiga ao cinema moderno.
R$ 37,00

     
Conversas com Cézanne

Michael Doran

Tradução de Julia Vidile
Posfácio de Paulo Pasta
 
Este livro reconstitui — por meio de entrevistas, depoimentos e artigos compilados e anotados por Michael Doran, do Courtauld Institute, de Londres — um dos momentos-chave da história da arte: o período em que Paul Cézanne (1839-1906), recluso em Aix-en-Provence, no sul da França, em seus últimos anos de vida, recriou as bases da pintura ocidental. Trazendo os principais testemunhos daqueles que conviveram com o artista entre 1894 e 1906, como Maurice Denis, Émile Bernard, Joachim Gasquet e Ambroise Vollard, incluindo cartas do próprio Cézanne, o volume registra não só as ideias do pintor (“Tudo na natureza modela-se a partir da esfera, do cone e do cilindro”), mas também o cotidiano, os procedimentos pictóricos e os hábitos e idiossincrasias deste gênio da arte moderna.
R$ 66,00
 
Artes plásticas e trabalho livre
De Dürer a Velázquez

Sérgio Ferro

 
Sérgio Ferro é um dos nomes mais importantes da arquitetura brasileira e foi professor de história da arte na FAU-USP (1962-1971) e na École d'Architecture de Grenoble (1973-2003). Neste novo livro, que complementa seu Arquitetura e trabalho livre, o autor analisa as técnicas e os procedimentos estéticos de Dürer, Leonardo, Tintoretto, Ticiano, Michelangelo, Caravaggio, El Greco, Velázquez e Rembrandt enquanto fruto da resistência à exploração do trabalho artesanal - que se intensifica no Renascimento com a adoção pelos ateliês do processo produtivo das manufaturas.
R$ 58,00

 
São Paulo: novos percursos e atores
(sociedade, cultura e política)


 
Este volume apresenta quinze ensaios que, na esteira de livros clássicos como São Paulo, 1975: crescimento e pobreza (1976) e Quando novos personagens entraram em cena (1988), procuram atualizar as visões sobre a cidade, aqui em uma colaboração multidisciplinar que inclui as áreas de sociologia, história, antropologia, demografia, política, cinema e música.aolp
R$ 76,00

     
Viver em risco

Lúcio Kowarick

Fotografias de Antonio Saggese
Prefácio de Vera da Silva Telles
 
A partir de dois modelos distintos de tratar a exclusão social, nos Estados Unidos e na França, Lúcio Kowarick procura compreender, neste Viver em risco, a situação brasileira nos anos 2000, focando sua abordagem nas principais formas de habitação popular da Região Metropolitana de São Paulo: as favelas, os cortiços e as casas autoconstruídas de periferia.aolp
R$ 64,00
 
A pintura - vol. 01
O mito da pintura

Organização de Jacqueline Lichtenstein

Introdução geral e apresentação de Jacqueline Lichtenstein
 
Organizada em 14 volumes temáticos, a coleção A pintura, dirigida por Jacqueline Lichtenstein, professora de Estética e Filosofia da Universidade de Paris X, tem o intuito de mostrar como se estruturaram os discursos sobre a arte no Ocidente, desde a Antiguidade até os dias de hoje. Este primeiro volume da coleção reúne textos de Filóstrato, Plínio o Velho, Pietro Aretino, Alberti, Leonardo da Vinci, Molière, Diderot, Baudelaire, Klee, Pierre Restany e outros, para investigar a dimensão mítica atribuída aos artistas, sejam eles da Antiguidade ou do recente século XX.
R$ 45,00

 
A pintura - vol. 02
A teologia da imagem e o estatuto da pintura

Organização de Jacqueline Lichtenstein

Apresentação de Jean-François Groulier
 
Neste segundo volume da coleção A pintura, os textos tratam das relações entre arte e teologia, analisando o culto às imagens sagradas, a interpretação anagógica e toda a riquíssima escala de simbolismos medievais. Entre os autores, encontram-se São Tomás de Aquino e João Damasceno.
R$ 45,00

     
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