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A música popular que surge na Era da Revolução
José Ramos Tinhorão
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Foi em meio ao clima libertário da Revolução Francesa de 1789 que a música popular urbana eclodiu na França. Mas se nesse país o sentimento patriótico era fonte de inspiração para os novos gêneros musicais, em Portugal os acordes revolucionários foram recebidos com receio e censura pelos governantes, e seriam as novidades originárias de suas colônias, sobretudo o Brasil, que garantiriam o entretenimento da população. Este novo livro de José Ramos Tinhorão traça um interessante percurso que evidencia o papel determinante da mescla de culturas - seja entre povo e elite, no caso francês, ou entre metrópole e colônia, no caso de Portugal -, para o florescimento das novas tendências musicais.aolp |
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As festas no Brasil colonial
José Ramos Tinhorão
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O estudioso José Ramos Tinhorão analisa inúmeras festas públicas brasileiras, desde a Primeira Missa até o ritual da Independência, ressaltando o "oportunismo lúdico" da gente da colônia, que aproveitava o calendário da Igreja para extravasar o seu "espírito dionisíaco". Ilustrado com imagens de Frans Post, Antônio Francisco Soares, Carlos Julião, Debret, Rugendas, Taunay e outros, trata-se de um documento fundamental para o entendimento de nossa cultura. |
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As origens da canção urbana
José Ramos Tinhorão
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Como surgiu a música popular, um dos fenômenos da cultura de massa mais importantes do Ocidente? Em As origens da canção urbana, José Ramos Tinhorão vai buscar na formação das primeiras grandes cidades de caráter pré-moderno, como a Lisboa da época das grandes navegações, a resposta a essa questão. |
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