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A palavra na vida e a palavra na poesia
Ensaios, artigos, resenhas e poemas
Valentin Volóchinov
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Valentin Volóchinov foi um dos principais integrantes do Círculo de Bakhtin e autor dos livros O freudismo (1927) e Marxismo e filosofia da linguagem (1929). A presente coletânea reúne, pela primeira vez no Brasil em tradução direta do russo, todos os outros ensaios conhecidos do autor, incluindo textos fundamentais como "A palavra na vida e a palavra na poesia" e "A construção do enunciado", além de resenhas e estudos sobre música inéditos em nosso país. O volume inclui ainda um alentado ensaio das tradutoras Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo, que ilumina aspectos pouco conhecidos da biografia de Volóchinov e do meio intelectual em que os textos do Círculo foram criados. |
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Marxismo e filosofia da linguagem
Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem
Valentin Volóchinov
Ensaio introdutório de Sheila Grillo
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Marxismo e filosofia da linguagem, lançado agora no Brasil pela primeira vez em tradução direta do russo, é uma das obras fundamentais da linguística moderna. Redigido no âmbito do Círculo de Bakhtin por Valentin N. Volóchinov (1895-1936) e publicado em 1929, foi por vezes atribuído ao próprio Bakhtin. O presente volume inclui um ensaio introdutório assinado por Sheila Grillo, que visa situar o leitor no contexto dos estudos da linguagem à época de escrita da obra, além de um glossário detalhado e o "plano de trabalho" de Volóchinov, de 1927-28, obtido diretamente em seu arquivo pessoal. |
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Sertão mar
Glauber Rocha e a estética da fome
Ismail Xavier
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Sertão mar é um clássico do ensaísmo crítico brasileiro. Com ele, a obra cinematográfica de Glauber Rocha ganhou um nível de compreensão inédito, fundamentado agora na análise minuciosa da forma em seus filmes. Ressaltando a originalidade de Barravento (1962) e Deus e o diabo na terra do sol (1964), de Glauber, em contraponto a O pagador de promessas (1962), de Anselmo Duarte, e O cangaceiro (1953), de Lima Barreto, Ismail Xavier mostra como o diretor baiano realizou a fusão do cinema de vanguarda com o que ele mesmo chamou de "estética da fome", transformando as precárias condições do Terceiro Mundo em motor de invenção de sua obra. Esta nova edição inclui em apêndice o posfácio de Leandro Saraiva à segunda edição do livro (2007), o prefácio de Mateus Araújo à edição francesa (2008), e uma entrevista do autor a Vinicius Dantas realizada em 1983. |
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