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Teatro russo:
percurso para um estudo da paródia e do grotesco
Arlete Cavaliere
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Nova edição revista e ampliada de Teatro russo, de Arlete Cavaliere, professora titular da Universidade de São Paulo, este livro reúne oito ensaios que examinam uma das mais importantes manifestações artísticas russas pelo original prisma da paródia e do grotesco. Partindo da obra dramática de Nikolai Gógol, com o foco nas comédias O inspetor geral (1836), O casamento (1842) e Os jogadores (1842), a autora passa então a estudar a influência da estética satírica gogoliana sobre a dramaturgia do teatro russo moderno, em especial nas peças de Anton Tchekhov, Aleksandr Blok e Vladímir Maiakóvski, apresentadas nas encenações visionárias de Stanislávski e Meyerhold. Fechando o volume, ricamente ilustrado, um ensaio inédito sobre Vladímir Sorókin, autor de Dostoiévski-trip (1997) e um dos grandes nomes do pós-modernismo na Rússia. |
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O dia de um oprítchnik
Vladímir Sorókin
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Bebendo tanto nas vanguardas literárias como na cultura pop contemporânea, o russo Vladímir Sorókin é um dos escritores mais originais da atualidade. Após ter seus livros incendiados em Moscou por partidários do governo, ele publicou em 2006 o romance O dia de um oprítchnik. Neste livro passamos um dia em companhia de Andrei Komiága, membro da Oprítchnina, a violenta guarda de elite do tsar Ivã, o Terrível, recriada por Sorókin no ano de 2027, em uma Rússia ao mesmo tempo soviética, medieval e futurista. Em meio a execuções sumárias, negociações de suborno e orgias regadas a drogas, narradas em primeira pessoa pelo miliciano, vamos conhecendo as particularidades dessa realidade distópica, estranhamente parecida com a realidade atual. |
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Antologia do humor russo (1832-2014)
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Dos clássicos Gógol, Dostoiévski, Tolstói e Tchekhov até os contemporâneos Viktor Peliévin, Liudmila Ulítskaia e Dmitri Býkov, esta Antologia do humor russo reúne 37 autores e 57 textos, a maioria deles inéditos no Brasil, incluindo contos, trechos de romances, crônicas, cartas e até breves peças de teatro. Esta produção, que muitas vezes surgiu em contestação aos regimes repressivos do tsarismo e do stalinismo, traça um amplo panorama do "mundo do riso" russo, com suas múltiplas vertentes, da comédia do absurdo ao humor mais sutil. |
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