Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Crítica, teoria literária e linguística
 

 R$ 99,00
         




 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

Poesia em risco
Itinerários para aportar nos anos 1970 e além

 

Viviana Bosi


496 p. - 14 x 21 cm
ISBN 978-65-5525-054-1
2021 - 1a edição
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Com visão abrangente de conjunto e sensibilidade aguda para penetrar em cada poema e nele identificar tanto a contribuição individual como as marcas de época, Viviana Bosi, professora de Teoria Literária da Universidade de São Paulo, se debruça em Poesia em risco sobre a obra de Augusto de Campos, Ferreira Gullar, Torquato Neto, Armando Freitas Filho, Ana Cristina Cesar, Francisco Alvim, Rubens Rodrigues Torres Filho, Sebastião Uchoa Leite e boa parte da poesia marginal da década de 1970, para produzir uma análise madura, que traz à tona as tensões, os impasses e as possibilidades crítico-criativas de um período pouco estudado na literatura brasileira.
Fruto de extensa pesquisa, Poesia em risco não se limita à poesia registrada nos livros, mas reconstitui minuciosamente o circuito das publicações alternativas, revistas, jornaizinhos e fanzines por meio dos quais, em vários lugares do Brasil, as correntes do concretismo vieram se chocar e se misturar com as águas da poesia marginal. Simultaneamente, Viviana Bosi apresenta as trocas, os atritos e as intersecções que se dão entre poesia e artes visuais, comenta as diferentes perspectivas de vários grupos de artistas e suas modalidades de rebeldia — comportamental, estética e política —, compondo um quadro vivo das forças em jogo nesse período marcante que antecede o contemporâneo, nele ainda pulsa e instiga à reflexão.


Sobre a autora
Formada em Letras na Universidade de São Paulo, Viviana Bosi é professora do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP. Publicou o livro John Ashbery, um módulo para o vento (São Paulo: Edusp, 1999). Editou escritos inéditos de Ana Cristina Cesar em volume intitulado (São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2008), assim como organizou, junto a Alvaro Faleiros e Roberto Zular, o livro Sereia de papel: visões de Ana Cristina Cesar (Rio de Janeiro: Eduerj, 2015). Também organizou, com Renan Nuernberger, a coletânea de ensaios Neste instante: novos olhares sobre a poesia brasileira dos anos 1970 (São Paulo: Humanitas/Fapesp, 2018). Escreveu sobre Charles Baudelaire, Franz Kafka e Emily Dickinson, dentre outros.


Veja também
O mundo sitiado
A poesia brasileira e a Segunda Guerra Mundial
Três leituras
Machado, Drummond, Carpeaux
Armas de papel
Graciliano Ramos, as Memórias do cárcere e o Partido Comunista Brasileiro

 


© Editora 34 Ltda. 2024   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779