Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Economia, direito e política
 

 R$ 119,00
         


Saiu na mídia 1



 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

Conversas com economistas brasileiros

 

Ciro Biderman
Luis Felipe L. Cozac
José Marcio Rego

Prefácio de Pedro Malan

528 p. - 16 x 23 cm
ISBN 978-65-5525-186-9
2024 - 1ª edição

O conjunto das entrevistas constitui importante leitura e inestimável contribuição para uma radiografia, não só do processo de formação da profissão no Brasil na segunda metade do século XX, como, também, da situação em que se encontra, hoje, a profissão no país.

Há neste livro o depoimento de cinco ex-ministros de Estado (Campos, Furtado, Delfim, Simonsen e Bresser-Pereira), dois ex-presidentes do Banco Central (Pastore e Arida), dois ex-presidentes do BNDES (Bacha, Arida), dois ex-diretores do Banco Central (Lara Resende, Arida), um ex-chefe de Assessoria Econômica e um outro assessor do ministro da Fazenda (Belluzzo e Paulo Nogueira à época de Funaro). Três dos entrevistados foram deputados federais (Campos, Delfim, Conceição).

O leitor verificará por si que há neste livro um riquíssimo material para reflexão, para o estudo do papel da retórica (como arte da persuasão) na profissão, e para uma avaliação, por parte de cada um, da importância (ou falta de importância) que os economistas atribuem a si próprios e à sua profissão ou à sua “ciência”, tanto no Brasil como no mundo.

 

Pedro Malan


Sobre os autores
Ciro Biderman é professor do doutorado em Administração Pública da FGV e diretor do FGV-Cidades, com pós-doutorado em Economia Urbana (MIT) e doutorado em Economia (FGV). Foi chefe de Gabinete da SPTrans e Diretor de Inovação do Município de São Paulo, na gestão Haddad, e é especialista em políticas públicas urbanas com ênfase em transportes, habitação e uso do solo.

Luis Felipe Lebert Cozac é economista pela FEA-USP, graduado em Administração Pública, e mestre e doutor em Economia de Empresas pela FGV de São Paulo. Foi professor universitário e ocupou cargos diretivos em grandes companhias do mercado segurador e varejista, além de ter trabalhado na Secretaria da Fazenda de São Paulo. Atualmente é sócio na consultoria estratégica Partenariat.



José Marcio Rego é economista pela FEA-USP, graduado em Administração Pública. É mestre em Ciência Política pela UNICAMP e em Finanças Públicas pela FGV, e doutor em Economia de Empresas pela FGV de São Paulo e em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, onde foi professor titular. É professor na FGV e membro do conselho editorial da Revista de Economia Política.


Veja também
Bresser-Pereira: rupturas do pensamento
(uma autobiografia em entrevistas)
Conversas com sociólogos brasileiros
Organização de Elide Rugai Bastos, Fernando Abrucio, Maria Rita Loureiro, José Marcio Rego
O desafio da vontade
Treze meses cruciais na história argentina (abril de 2002-maio de 2003)

 


© Editora 34 Ltda. 2024   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779