Ronaldo
Glória e drama no futebol globalizado
| |
Jorge Caldeira
352 p. - 16 x 23 cm
ISBN 85-7326-260-5
2002
Das peladas de rua no subúrbio carioca de Bento Ribeiro à consagração mundial na Copa de 2002, a história de Ronaldo comporta todos os adjetivos. Neste livro, o jornalista e historiador Jorge Caldeira conta a saga deste jogador excepcional, revelando detalhes inéditos acerca da tragédia de 1998 na França e das mirabolantes disputas financeiras que envolvem sua carreira, tendo como pano de fundo a era do futebol globalizado.
Ronaldo subiu depressa. Campeão mundial com 17 anos, melhor jogador do mundo aos 20, futebolista mais bem pago do planeta com 21. Tornou-se o grande símbolo do nascente futebol globalizado e suas mirabolantes disputas empresariais.
Ronaldo desceu fundo em meio à dor. Primeiro, na final da Copa de 98: o livro narra em detalhes a bagunça que se instalou no grupo brasileiro, e traz revelações surpreendentes sobre o episódio. Depois, com as terríveis contusões no joelho: ele mesmo chegou a duvidar de que um dia chutaria uma bola novamente.
Ronaldo voltou ao topo. Foram dois anos de luta diária contra a dor, até a volta aos gramados. Tanto esforço foi premiado com a vitória na Copa de 2002.
Jorge Caldeira, o aclamado autor de Mauá, empresário do Império, conta neste livro a saga de um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro, utilizando a trajetória do "Fenômeno" para fazer uma análise profunda da era do futebol globalizado.
Veja também
|