Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Ciências sociais
 

 R$ 76,00
         




 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

Trabalho em grupo e sociabilidade privada

 

Leonardo Mello e Silva

Coedição: Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP

296 p. - 14 x 21 cm
ISBN 85-7326-280-X
2004

Quais os reflexos das mudanças nas relações de trabalho ocorridas com a ampla reestruturação produtiva dos últimos vinte anos e com a globalização da economia? Este livro propõe uma análise baseada no estudo dos "times" ou "células de produção" implantados em setores tão diversos da indústria brasileira como o químico-farmacêutico e o de confecções.
     A abordagem incorpora o debate teórico recente realizado na França - que antecipa questões que ainda estão surgindo em nosso país - buscando sistematizar criticamente conceitos que deem conta das novas tendências do mundo do trabalho, como a flexibilização dos contratos, a redução da jornada de trabalho, os regimes de emprego em tempo parcial e a discussão sobre as competências.
     O que se observa é um paradoxo: mais do que um mero rearranjo na organização das empresas para buscar mais competitividade, e contrariamente ao que o nome sugere, o trabalho em grupo dissolve as fronteiras entre o público e o privado, introjetando nos próprios trabalhadores padrões de comportamento que os afastam cada vez mais dos vínculos sociais coletivos. O reverso da moeda da maior autonomia e participação do empregado é a transferência do foco das relações trabalhistas - e pessoais - para dentro das empresas, e a substituição da solidariedade de classe por um fenômeno aqui chamado de sociabilidade privada.


Veja também
Caminhos cruzados
Estratégias de empresas e trajetórias de trabalhadores
Conversas com sociólogos brasileiros
Organização de Elide Rugai Bastos, Fernando Abrucio, Maria Rita Loureiro, José Marcio Rego

 


© Editora 34 Ltda. 2024   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779