Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Filosofia, estética e ciência
 

 R$ 107,00
         




 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

A forma e o sentimento do mundo
Jogo, humor e arte de viver na filosofia do século XVIII

 

Márcio Suzuki


560 p. - 14 x 21 cm
ISBN 978-85-7326-576-7
2014 - 1ª edição
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Não são poucos os pensadores que, no limiar da modernidade, se veem confrontados com o problema do tédio e da melancolia. Em A forma e o sentimento do mundo: jogo, humor e arte de viver na filosofia do século XVIII, Márcio Suzuki, professor da Universidade de São Paulo, procura reconstituir a maneira pela qual alguns desses pensadores enfrentaram a questão.
Autores como Francis Hutcheson, David Hume, Adam Smith, Adam Ferguson, Immanuel Kant, Laurence Sterne e outros deram novo valor e sentido a atividades como a conversa, o jogo, a caça, e todas as formas de "distração" em geral, incluindo-as naquilo que a época, retomando a filosofia antiga, chamou de "medicina da alma" ou de "arte de viver".
Com uma prosa ensaística extremamente fluente, e profundo conhecimento da matéria tratada, Suzuki recorda que, enquanto Hutcheson, Hume e Adam Smith - tidos como os pais da economia política - foram os primeiros a estipular um cálculo para o valor do trabalho, foram também os primeiros a compreender que o mérito não é a única medida e que há muito de "produtivo" no tempo livre e nas horas vagas. Saber calcular o valor deles não é apenas uma questão de razão e raciocínio, mas envolve humor e sentimento, numa aposta que se tornaria decisiva para a filosofia moderna.


Sobre o autor

Márcio Suzuki é professor de Estética do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, pesquisador do CNPq e autor de O gênio romântico (Iluminuras, 1998) e de A forma e o sentimento do mundo (Editora 34, 2014). Fez pós-doutorado na École Normale Supérieure, em Paris. Traduziu Voltaire, Kant, Schiller, Friedrich Schlegel, Schelling, Heine, Husserl, Karl Kraus, Thomas Mann, Elias Canetti e Hans Magnus Enzensberger; recentemente organizou, para a Biblioteca Pólen da Editora Iluminuras, o volume Para uma metafísica do sonho, seleção de textos de Arthur Schopenhauer, e, para a coleção Fábula da Editora 34, O avesso das palavras: história da cultura e crítica da linguagem, 1901-1924, coletânea de escritos do filósofo judeu-boêmio Fritz Mauthner.



Veja também
A melancolia diante do espelho
Obras incompletas
Organização de Gérard Lebrun
A tragédia e o tempo da história

 


© Editora 34 Ltda. 2024   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779