O samba agora vai...
A farsa da música popular no exterior
| |
José Ramos Tinhorão
Lançamento na Flip 2015
216 p. - 14 x 21 cm
ISBN 978-85-7326-598-9
2015
- 2ª edição
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Lançado originalmente em 1969, e agora revisto e ampliado, O samba agora vai... aborda uma das questões mais polêmicas da nossa música popular: por que ela não consegue uma real inserção nos mercados internacionais, apesar de sua inegável qualidade?
Lançando mão de seu talento como pesquisador, José Ramos Tinhorão historia uma a uma as seguidas tentativas de músicos, intérpretes e compositores brasileiros, desde o século XVIII até a atualidade, de "vencer no exterior". Na contramão dos registros oficiais e de uma imprensa muitas vezes ingênua e ufanista, o autor demonstra neste livro - escrito em um tom vibrante e provocador, característico dos anos 1960 - como a indústria cultural nos países mais desenvolvidos impede sistematicamente a entrada em seus mercados da produção de países como o Brasil.
Mesmo nos raros períodos em que a nossa música popular teve destaque no estrangeiro - como os emblemáticos casos de Carmen Miranda, nos anos 1940, e da bossa nova, na década de 1960 -, Tinhorão analisa como, no fim das contas, suas características especificamente brasileiras acabaram se diluindo para agradar aos consumidores norte-americanos e europeus - chegando ao cúmulo, em algumas situações, de esta produção ser depois revendida ao Brasil como se fosse criação daqueles países.
Sobre o autor
José Ramos Tinhorão nasceu em Santos, SP, em 1928, e foi criado no Rio de Janeiro, cidade onde morou até sua mudança para São Paulo em 1968. Colaborou como jornalista no Diário Carioca, Jornal do Brasil, TV Excelsior, TV Globo, Rádio Nacional e Veja, entre outros, e é autor de mais de 25 livros sobre a cultura popular e a música brasileira, publicados no Brasil e em Portugal. Em suas pesquisas reuniu um importante acervo de discos, partituras, periódicos, livros e fotos, hoje disponível no Instituto Moreira Salles.
Veja também
|