Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Ciências sociais | Economia, direito e política
 

 R$ 109,00
         




 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

A construção política e econômica do Brasil
Sociedade, economia e Estado desde a Independência

 

Luiz Carlos Bresser-Pereira


496 p. - 16 x 23 cm
ISBN 978-85-7326-645-0
2021 - (4ª edição - 2021)
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

As grandes interpretações do Brasil, de Gilberto Freyre a Celso Furtado, não alcançaram os períodos mais recentes de nossa história. Em A construção política e econômica do Brasil, Luiz Carlos Bresser-Pereira elaborou uma análise ampla e coerente do desenvolvimento brasileiro desde a Independência até os governos de FHC, Lula, Dilma e Bolsonaro. Baseado em dois temas fundamentais — a estruturação das coalizões de classe que se sucederam no poder e a disputa entre o liberalismo econômico e o desenvolvimentismo —, este ensaio constitui ao mesmo tempo uma síntese da produção intelectual do autor e uma verdadeira aula sobre a história do país. Nova edição, revista e atualizada pelo autor, incluindo o início do governo Bolsonaro e a pandemia da Covid-19. Luiz Carlos Bresser-Pereira é uma figura ímpar no meio intelectual brasileiro. Militou na Juventude Católica, estudou direito na USP e administração de empresas nos Estados Unidos, trabalhou durante quase vinte anos na iniciativa privada como diretor de um dos maiores grupos de varejo do país, assumiu diversos cargos no setor público, tanto no governo do estado de São Paulo quanto no governo federal, e é professor emérito da Fundação Getúlio Vargas, com uma brilhante carreira acadêmica na área da economia e das ciências sociais. Essa formação e atuação múltipla, que inclui o setor privado, a administração pública e a universidade, lhe deu uma visada original sobre a trajetória de nosso país, livre dos preconceitos à direita e à esquerda. Desde seu primeiro livro, Desenvolvimento e crise no Brasil, de 1968, que teve diversas edições e atualizações, Bresser-Pereira vem elaborando uma nova interpretação de nossa história, uma teoria que organize os aspectos sociais, políticos e econômicos em um quadro mais amplo, no rastro das obras de Gilberto Freyre, Caio Prado Jr. e Celso Furtado. Baseado em dois temas fundamentais — a estruturação das coalizões de classe que se sucederam no poder e a disputa entre o liberalismo econômico e o desenvolvimentismo —, A construção política e econômica do Brasil é o resultado desse trabalho, constituindo uma síntese da produção intelectual do autor e, ao mesmo tempo, uma verdadeira aula sobre a história do país, da Independência até a atualidade.


Sobre o autor
Luiz Carlos Bresser-Pereira nasceu em São Paulo, em 1934. Após cursar a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, tornou-se mestre em Administração de Empresas pela Michigan State University, nos Estados Unidos, e doutor e livre-docente em Economia pela Universidade de São Paulo. Ensinando na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo desde 1959, recebeu o título de professor emérito em 2005. É editor da Revista de Economia Política, que fundou e dirige desde 1981. Lançou seu primeiro livro em 1968, Desenvolvimento e crise no Brasil, cuja 5ª edição atualizada é de 2003. Foi diretor administrativo do Grupo Pão de Açúcar entre 1965 e 1983, e, na administração pública, foi presidente do Banespa (1983-85) e secretário de Governo do Estado de São Paulo (1985-87) na gestão Franco Montoro; ministro da Fazenda do presidente José Sarney (1987); ministro da Administração Federal e Reforma do Estado (1995-98) e ministro da Ciência e Tecnologia (1999) no governo Fernando Henrique Cardoso.


Veja também
Bresser-Pereira: rupturas do pensamento
(uma autobiografia em entrevistas)
Reforma do Estado para a cidadania
A reforma gerencial na perspectiva internacional
As revoluções utópicas dos anos 60
A revolução estudantil e a revolução política na Igreja

 


© Editora 34 Ltda. 2024   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779