Busca rápida
por título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Notícias  
30/03/2016

A Editora 34 é apartidária e contra qualquer forma de censura. Entendemos que a relação entre autor e editora é pessoal e privada, e por isso não costumamos divulgar, em respeito aos autores que nos procuram, os motivos de recusa de um original. Foi o que nos levou a não nos manifestarmos na nota publicada na coluna de Mônica Bergamo do dia 30/3. Diante da controvérsia gerada, nos vemos na obrigação de esclarecer alguns fatos.

A Editora 34 já publicou três livros de ensaios de Antonio Risério - A utopia brasileira e os movimentos negros (2007), A cidade no Brasil (2012) e Mulher, casa e cidade (2015) -, dos quais muito se orgulha. Acolheu o original do romance Que você é esse?, do mesmo autor, e iniciou seu processo editorial de análise, tendo constatado, nessa fase, problemas de ordem literária, tais como: falta de tensão na voz narrativa, digressões excessivas por parte do narrador, mistura (literariamente contraproducente) das vozes do narrador e dos personagens, bem como dos personagens entre si. Foi endereçada a Risério, dois dias antes de um encontro entre autor e editor em que seriam discutidos justamente esses aspectos, uma carta que continha sugestões nesse sentido, para serem aprofundadas. Essa primeira parte da carta não foi transcrita na coluna.

Ciente de que Risério trabalhou por muitos anos como assessor de marketing político em campanhas eleitorais e de que certas passagens do livro soavam mais como um desabafo pessoal do que uma construção literária de peso, a Editora 34 também manifestou, na correspondência, seu desconforto com a possível instrumentalização dessas passagens. Foi apenas um trecho desta segunda parte da carta que a Folha transcreveu na edição de hoje.

Por isso nos parece totalmente descabido e fora de contexto o termo "censura" utilizado na nota. Trata-se muito simplesmente do direito de uma editora de declinar de um original que considera insatisfatório, mesmo quando admira seu autor por outras obras e outros motivos, como é o caso de Risério.

<< voltar

© Editora 34 Ltda. 2024   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779