|
05/05/2020
O Hans Christian Andersen é o mais importante prêmio internacional concedido a autores e ilustradores de livros para crianças. Tamanha distinção é atribuída a cada dois anos pela International Board on Books for Young People, que em 2020 laureou a ilustradora suíça Albertine e a escritora norte-americana Jacqueline Woodson pelo conjunto da obra e por sua contribuição duradoura à literatura infantil e juvenil.
De Albertine e Zullo, a Editora 34 publicou Os pássaros e Dadá e está preparando a edição da série Marta. Nesses livros podem-se reconhecer as principais características da obra gráfica de Albertine: livros com múltiplos níveis de interpretação, desenhos precisos, vívidos e repletos de humor.
Albertine nasceu em 1967 em Genebra, é ilustradora e colabora com vários periódicos suíços de língua francesa. Realizou exposições de seu trabalho em diversos países e durante 17 anos lecionou serigrafia e ilustração na Escola Superior de Artes Visuais de Genebra. Foi a primeira artista suíça a receber o relevante prêmio Golden Apple, de Bratislava, no ano de 1999, pelas ilustrações de Marta et la bicyclette, e seu livro La rumeur de Venise venceu o Prix Suisse Jeunesse et Médias, em 2009. Foi finalista do prêmio Hans Christian Andersen em 2018.
www.albertine.ch
| |