|
22/10/2020
Foi anunciada hoje pelo júri do Prêmio Jabuti a lista de títulos semifinalistas à láurea. Na categoria Ciências, O Antropoceno e a Ciência do Sistema Terra, de José Eli da Veiga, está entre os 10 escolhidos.
Os vencedores serão anunciados no dia 26 de novembro.
Neste livro, José Eli da Veiga, um dos principais estudiosos brasileiros do desenvolvimento sustentável, analisa a emergência do Antropoceno à luz dos debates científicos mais recentes — abordando criticamente as ideias de James Lovelock, Paul Crutzen, John Elkington, Peter Ward, Steven Pinker, Kate Raworth, Tim Lenton, Yuval Harari e vários outros —, e discute os parâmetros epistemológicos que poderão ajudar no desenvolvimento de uma nova e promissora ciência, a Ciência do Sistema Terra. Esta, integrando as ciências naturais às ciências humanas, pode ser decisiva para que nosso planeta venha a ser um espaço habitável, seguro e justo para a humanidade.
José Eli da Veiga nasceu em São Paulo, em 1948. É professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP). Por trinta anos (1983-2012) foi docente do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP), onde obteve o título de professor titular em 1996. Além de artigos em periódicos científicos nacionais e estrangeiros, e diversos capítulos de obras coletivas, publicou mais de vinte livros, entre os quais: Amor à ciência: ensaio sobre o materialismo darwiniano (Senac SP, 2017), Para entender o desenvolvimento sustentável (Editora 34, 2015) e A desgovernança mundial da sustentabilidade (Editora 34, 2013). É colaborador das colunas “Opinião”, do jornal Valor Econômico, e “Análise”, da revista Página 22.
| |