|
22/09/2023
A Editora 34 lamenta o falecimento do ator, diretor e dramaturgo José Celso Martinez Corrêa (30 de março de 1937―6 de julho de 2023), o Zé Celso, criador do Teatro Oficina e um dos maiores nomes do teatro e da arte brasileira de todos os tempos.
“A arte é a causa e a consequência em minha vida; e vive quem vive artisticamente. Como artista eu me considero um privilegiado e quero que todos o sejam.” (“O Liberal”, Belém do Pará, 5/9/1971)
“Como o poeta & o xamã, o homem de teatro tem muitas falas e muitas vozes. Antítese do Superego respeitável, que tem uma fala só. Oficina samba, Oficina na Temporada do Inferno, Oficina nas Iluminações. A mudança é a marca do Teatro, filho do Saltimbanco. Zé Celso acabou com o teatro de uma só voz, de uma única fala. Passou por todas como Zaratustra: onde já não se pode amar, deve-se passar. Viagem ao fim da noite. Teatro de Poesia. Corpo-cavalo da energia azulada orgônica/cósmica. Estado de iluminação crônica. As pessoas se abrem às canções do Fogo. Gracias, señor.” (Roberto Piva, texto de orelha do livro “Primeiro ato”)
A Editora 34 publicou, de Zé Celso Martinez Corrêa, "Primeiro ato: cadernos, depoimentos, entrevistas (1958-1974)”, em 1998, com seleção, organização e notas de Ana Helena Camargo de Staal.
| |