Busca rápida
por título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Notícias  
21/06/2011

Na sexta edição do projeto 34 Leituras Íntimas, que acontece no dia 21 de junho, às 21 horas, na Casa de Francisca, a escritora Noemi Jaffe faz leituras de seus poemas, narrativas e outros textos, tendo como convidado o poeta e compositor João Bandeira.

A leitura inclui trechos de livros publicados pela autora - como Todas as coisas pequenas (Hedra, 2005) -, do inédito Quando nada está acontecendo e dos dois títulos que estão em preparação, um deles sobre a origem ficcional das letras do alfabeto e o outro sobre a história de sua mãe, sobrevivente da segunda guerra mundial (que sai no próximo ano). Textos de outros autores, escolhidos entre os que confundem deliberadamente, em tons diversos, as noções de verdade e mentira, também estão na pauta, como Julio Cortázar, Enrique Vila-Matas e Nuno Ramos, além de textos de João Bandeira, que acompanha Noemi nessas leituras, entremeadas pelo uso de gestualidades, pequenos objetos e instrumentos musicais.

Na frase "Quem foi que disse?" - geralmente usada para colocar em dúvida uma afirmação, e às vezes um relato - resta sempre alguma suspeita de que seja verdade o que está sendo questionado. Em certo sentido, a frase aproxima-se do princípio da literatura, em que a distinção de verdadeiro e falso tende a ser diluída. Muitos autores brincam com os limites entre invenção e registro e sabotam, na literatura, a confiança cega nos acontecimentos históricos e da chamada vida real. É nessa suspensão que os escritos de Noemi Jaffe preferem também estar.

Sobre os convidados:
Noemi Jaffe é escritora e colaboradora da Folha de S. Paulo. Publicou Folha explica Macunaíma (Publifolha, 2001), Ver palavras, ler imagens (com Denise Grinspun, Global, 2002) e Do princípio às criaturas (FFLCH-USP, 2007), entre outros livros. Mantém o blog Quando nada está acontecendo.

João Bandeira é poeta e curador do Centro Maria Antonia, em São Paulo. Autor de Princípio da poesia (Entretempo, 1991) e Rente (Ateliê, 1997), entre outros livros, é organizador de 40 Escritos, de Arnaldo Antunes (Iluminuras, 2000) e Memória do Brasil, de Evgen Bavcar (Cosac Naify, 2003). Publicou textos em catálogos de artistas como Regina Silveira, Jac Leirner, Carlito Carvalhosa e Waltercio Caldas.

Serviço:
34 Leituras Íntimas_#6
com Noemi Jaffe e João Bandeira
Data: 21 de junho, terça-feira, às 21h
Local: Casa de Francisca (Rua José Maria Lisboa 190. Tel. 11 3052 0547)
Ingressos R$ 19,00
RESERVAS SOMENTE ATRAVÉS DO SITE www.casadefrancisca.art.br

<< voltar


© Editora 34 Ltda. 2024   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779