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A pintura - vol. 14
Vanguardas e rupturas
Apresentação de Denys Riout
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A coleção A pintura reúne, em 14 volumes, uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do século IV a.C. ao século XX. O último volume da coleção trata das vanguardas artísticas e suas batalhas no campo pictórico, da crise da representação e das discussões em torno da abstração pura até a superação total do espaço planar, passando pela crise da pintura de cavalete - tema do famoso artigo de Clement Greenberg. Este volume 14 traz textos essenciais do início do século - de Kandinsky, Apollinaire e Maliévitch, entre outros -, e chega até os anos 50 e 60 - com De Kooning, Dubuffet, Yves Klein e um ensaio seminal de Donald Judd.
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A pintura - vol. 13
O ateliê do pintor
Apresentação de Nadeije Laneyrie-Dagen
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A coleção A pintura reúne, em 14 volumes, uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do século IV a.C. ao século XX. Este volume 13 trata das duas vertentes que nortearam a produção pictórica a partir do século XV: as técnicas de execução - os pigmentos, o afresco, a têmpera e o óleo - e a pintura enquanto projeto intelectual - a perspectiva, o ponto, a linha e a superfície. O livro inclui trechos selecionados e anotados de importantes obras de e sobre Piero della Francesca, Leonardo da Vinci, Van Eyck, William Hogarth, Paul Cézanne, Henri Matisse, Piet Mondrian e Jackson Pollock, entre outros. |
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A pintura - vol. 12
O artista, a formação e a questão social
Apresentação de Nadeije Laneyrie-Dagen
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O volume 12 da coleção A pintura reúne e comenta 21 textos que, de Étienne Boileau no século XIII a Antonin Artaud no século XX, sinalizam as transformações ocorridas no status do trabalhador das artes visuais, de simples artesãos, na Antiguidade e na Idade Média, até a nova posição social de artistas, no Renascimento, tingida por uma aura de excepcionalidade e dotada de enorme prestígio. Ao lado de excertos de Leonardo da Vinci, Diderot, Zola e outros, merecem destaque as cartas de Albrecht Dürer (1471-1528) a seu cliente, um rico comerciante de Frankfurt, bem como aquelas de Poussin (1594-1665), que deixam entrever as complexas relações do maior pintor francês da época com o rei Luís XIII e sua corte.
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