Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Biografias e memórias | Ciências sociais | Economia, direito e política
 

 R$ 96,00
         


Saiu na mídia 1
Saiu na mídia 2
Saiu na mídia 3



 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

Bresser-Pereira: rupturas do pensamento
(uma autobiografia em entrevistas)

 

João Villaverde
José Marcio Rego


400 p. - 16 x 23 cm
ISBN 978-65-5525-063-3
2021
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Luiz Carlos Bresser-Pereira, nascido em São Paulo em 1934, é um dos mais renomados economistas brasileiros, tendo desenvolvido sua carreira em quatro diferentes áreas: na universidade, como professor e pesquisador da FGV-SP e de diversas instituições estrangeiras, sendo também editor da Revista de Economia Política; na iniciativa privada, como braço direito de Abílio Diniz na construção do grupo Pão de Açúcar; na administração pública, como presidente do Banespa no governo Montoro, ministro da Fazenda no governo Sarney e ministro da Administração Federal e Reforma do Estado no governo FHC; e na sociedade civil, hoje integrando a Comissão Arns de Defesa dos Direitos Humanos.
Desde 1968, com o lançamento de seu primeiro livro, Desenvolvimento e crise no Brasil, Bresser-Pereira vem se dedicando a refletir sobre o nosso país, construindo assim um sólido percurso intelectual que o qualifica como um dos principais intérpretes do Brasil na atualidade. Mais recentemente, tem buscado elaborar um sistema inovador no campo da teoria econômica e da economia política, que denominou de Novo Desenvolvimentismo.
Toda essa rica trajetória — sua formação, suas teorias, com discussões vitais sobre o passado, o presente e o futuro do país, além de revelações inéditas sobre os acontecimentos que testemunhou — constitui o cerne dessas entrevistas realizadas por João Villaverde e José Marcio Rego entre 2017 e 2020. Compondo passo a passo a sua “autobiografia intelectual e política”, segundo o próprio Bresser-Pereira, essas conversas são um registro amplo das ideias desse que é, como assinala Luiz Felipe de Alencastro, “um dos mais destacados pensadores e estadistas brasileiros”.


Sobre os autores
João Villaverde é jornalista, consultor e professor na área de Administração Pública e Governo. Depois de doze anos em redações de jornais (Valor Econômico, O Estado de S. Paulo etc.), escreveu o livro-reportagem Perigosas pedaladas (2016) sobre o impeachment de Dilma Rousseff. Venceu dois prêmios consecutivos de melhor reportagem pelo Estadão (em 2014 e 2015) e foi finalista do Grande Prêmio Exxon Mobil de Jornalismo em 2015. Foi pesquisador visitante na Columbia University, em Nova York. Por quatro anos foi consultor da MGA (Medley Global Advisors) como analista sênior de Brasil. Foi colunista da revista Época (Globo). É mestre em Administração Pública e Governo pela EAESP-FGV. Atualmente, João é doutorando em Administração Pública e Governo na FGV-SP e professor do curso de graduação no mesmo programa.

José Marcio Rego é economista e empresário, com dois mestrados (em Ciência Política pela Unicamp e em Administração Pública pela EAESP-FGV) e dois doutorados (em Comunicação pela PUC-SP e em Economia pela FGV-SP). Foi professor na PUC-SP e na FECAP, e professor visitante na Universidade de Buenos Aires. Como empresário atuou como usineiro no Mato Grosso do Sul e industrial em São Paulo, nos anos 1970 e 1980. É autor de cinco livros pela Editora 34, todos da série Conversas com... iniciada em 1996. Organizou, entre outros, os livros Inflação inercial, teorias sobre inflação e o Plano Cruzado (1986) e A grande esperança em Celso Furtado (2002). É membro do conselho editorial da Revista de Economia Política, curador da Casa do Saber em São Paulo e artista plástico. Atualmente, José Marcio é professor de Economia na EAESP-FGV para os cursos de graduação, mestrado e doutorado.



Veja também
A construção política e econômica do Brasil
Sociedade, economia e Estado desde a Independência
Reforma do Estado para a cidadania
A reforma gerencial na perspectiva internacional
A grande esperança em Celso Furtado
Ensaios em homenagem aos seus 80 anos
Organização de Luiz Carlos Bresser-Pereira, José Marcio Rego

 


© Editora 34 Ltda. 2024   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779