Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Cinema e teatro
 

 R$ 76,00
         


Saiu na mídia 1
Saiu na mídia 2
Saiu na mídia 3



 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

By Heart e outras peças

 

Tiago Rodrigues

Posfácio de Leonardo Gandolfi

224 p. - 16 x 23 cm
ISBN 978-65-5525-069-5
2021 - 1º edição

Desde que começou sua vida nos palcos nos últimos anos do século XX, o português Tiago Rodrigues encara o teatro como uma assembleia, um local de encontro, um bar ou um café onde as pessoas se reúnem para discutir as suas ideias e partilhar o seu tempo. Isso permitiu a este ator, autor e diretor avesso às hierarquias criar uma obra que não apenas combina de forma extremamente original a dramaturgia, a dança, a ficção, o ensaio e a poesia, mas também afirma uma dimensão temporal radicalmente inovadora, que ultrapassa de longe o senso comum e mostra como o presente é construído, poética e politicamente, por muitas camadas. Além da obra que nomeia o volume, By Heart e outras peças traz mais quatro textos de Tiago Rodrigues — Natalie Wood, Três dedos abaixo do joelho, Antonio e Cleópatra (inédito em língua portuguesa) e o estupendo Sopro —, todos escritos entre 2009 e 2017. No conjunto ficam claras as marcas deste autor que, como já observaram os críticos Rui Coelho e Joana Leal, “dialoga tão agilmente com a história do teatro como com as notícias dos jornais”, e no qual se encontram “uma erudição despretensiosa, uma pulsão enciclopédica, a inscrição de sugestões autorreferenciais, uma retórica plena de inteligência e humor”. By Heart e outras peças apresenta para o leitor brasileiro a escrita incomum de um dos mais importantes criadores da atualidade, incluindo um posfácio de Leonardo Gandolfi, poeta e professor de literatura portuguesa da Universidade Federal de São Paulo.


Sobre o autor
Diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa, Tiago Rodrigues nasceu na capital portuguesa em 1977, e começou a trabalhar como ator no final da década de 1990. Após colaborar com o coletivo belga STAN, fundou com Magda Bizarro a companhia Mundo Perfeito em 2003, com a qual criou e apresentou cerca de trinta espetáculos em mais de vinte países. Foi também professor de teatro na escola de dança belga PARTS, na escola suíça Manufacture e no projeto internacional École des Maîtres, entre outras instituições. Paralelamente ao seu trabalho em teatro, escreveu argumentos para filmes e séries de televisão, artigos, poemas e ensaios. Entre suas peças mais recentes destacam-se By Heart (2013), Antonio e Cleópatra (2014), Bovary (2014), Como ela morre e Sopro, ambas de 2017, além de Catarina e a beleza de matar fascistas, que estreou em Portugal em 2020. Em 2018 recebeu o Prêmio Europa e foi distinguido pela República Francesa com o título de Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres, e no ano seguinte recebeu em Portugal o importante Prêmio Pessoa. Em 2020 foi o artista convidado da 7ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo — MITsp, e em 2021 estreia uma nova montagem de O jardim das cerejeiras, de Tchekhov, no festival de Avignon, com a atriz francesa Isabelle Huppert.


Veja também
Teatro do Oprimido
e outras poéticas políticas
Teatro Legislativo
Análise-ação
Práticas das ideias teatrais de Stanislávski
Organização de Anatoli Vassíliev

 


© Editora 34 Ltda. 2024   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779