Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
História | Música
 


 R$ 47,00
         

        frete grátis  (saiba mais)

       




 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

As origens da canção urbana

 

José Ramos Tinhorão


224 p. - 14 x 21 cm
ISBN 978-85-7326-465-4
2011 - 1ª edição
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Tinhorão traça o percurso da canção popular - a música vocal acompanhada por instrumento harmônico, de caráter individual e autoria conhecida - desde os seus primórdios, quando surge em contraposição à música de caráter coletivo da Antiguidade e da Idade Média, até chegar a sua consolidação em Portugal no século XVIII, com a introdução na Corte da modinha e do lundu pelo cantor e compositor brasileiro Domingos Caldas Barbosa.
     Apesar de todos concordarem em que a música folclórica é a que se transmite de forma oral, atendendo a interesses de coletividades locais, e a música popular é aquela de autor conhecido, difundida por meios teóricos ou tecnológicos, sujeitando-se a modas (nacionais ou internacionais), ninguém havia respondido ainda a esta simples pergunta: afinal, quando surgiu tal tipo de música capaz de universalizar-se e provocar tanta repercussão?
     Em As origens da canção urbana, José Ramos Tinhorão vai buscar na formação das primeiras grandes cidades de caráter pré-moderno, como a Lisboa da época das grandes navegações, a resposta a essa pergunta, dentro do princípio - por ele mesmo formulado - de que a novos conteúdos sociais devem corresponder, necessariamente, novas formas culturais. E eis como, de repente, o fenômeno tão atual da música de massas remonta ao século XVI.aolp


Sobre o autor
José Ramos Tinhorão nasceu em Santos, SP, em 1928, e foi criado no Rio de Janeiro, cidade onde morou até sua mudança para São Paulo em 1968. Colaborou como jornalista no Diário Carioca, Jornal do Brasil, TV Excelsior, TV Globo, Rádio Nacional e Veja, entre outros, e é autor de mais de 25 livros sobre a cultura popular e a música brasileira, publicados no Brasil e em Portugal. Em suas pesquisas reuniu um importante acervo de discos, partituras, periódicos, livros e fotos, hoje disponível no Instituto Moreira Salles.




Veja também
As festas no Brasil colonial
A música popular que surge na Era da Revolução
Domingos Caldas Barbosa
O poeta da viola, da modinha e do lundu (1740-1800)

 


© Editora 34 Ltda. 2017   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779