Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Antropologia
 

 R$ 87,00
         




 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

Quando a Terra deixou de falar
Cantos da mitologia marubo

 

Edição bilíngue

320 p. - 16 x 23 cm
ISBN 978-85-7326-517-0
2013 - 1ª edição
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Os cantares míticos reunidos, traduzidos e apresentados em Quando a Terra deixou de falar vinculam-se, de maneira profunda, ao conhecimento xamanístico dos Marubo - povo que habita a região do Alto Rio Ituí, no Amazonas, próximo à fronteira com o Peru. Como tal, eles revelam não só um outro entendimento do espaço e do tempo, mas uma concepção inteiramente diversa de pessoa, que, para os Marubo, não é unitária, mas constituída por uma multiplicidade de corpos, visíveis e invisíveis.
Partindo de um estudo detalhado da língua e da cosmologia, Pedro Cesarino - professor de Antropologia da Universidade de São Paulo - trabalhou em estreita colaboração com os pajés cantadores Antonio Brasil, Lauro Brasil, Paulino Joaquim, Armando Mariano e Robson Dionísio Doles Marubo para verter treze narrativas míticas que contam, entre outros episódios ocorridos no "tempo do surgimento", a formação do Céu e da Terra, dos espíritos, dos animais, dos antepassados e dos estrangeiros.
Em edição bilíngue, com apresentação, notas e comentários, Quando a Terra deixou de falar é uma obra ímpar, que, combinando etnologia, linguística e literatura contemporâneas, aproxima o leitor brasileiro das poéticas ameríndias e suas formas originais de pensamento. Para tanto, estas traduções recusam todo lugar-comum e procuram recriar em português, com extremos rigor e inventividade, os ritmos, as reiterações e as metáforas do canto marubo.


Veja também
Contando histórias em versos
Poesia e Romanceiro Popular no Brasil
Outras naturezas, outras culturas
Crônica dos índios Guayaki
O que sabem os Aché, caçadores nômades do Paraguai

 


© Editora 34 Ltda. 2024   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779