A pintura - vol. 12
O artista, a formação e a questão social
| |
Apresentação de Nadeije Laneyrie-Dagen
136 p. - 13 x 21 cm
ISBN 978-85-7326-534-7
2013
- 1ª edição
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
De simples artesãos trabalhando sob as ordens de uma corporação de ofícios, pintores e escultores conquistam, entre o final do século XV e o início do XVI, uma nova posição social, tingida por uma aura de excepcionalidade e dotada de enorme prestígio. A passagem de artesão a artista, que se realiza primeiramente na Itália e depois em toda a Europa, alteraria para sempre nosso entendimento do que é pensar e fazer uma obra de arte.
Neste volume, Nadeije Laneyrie-Dagen, professora da École Nationale Supérieure de Paris, reúne e comenta 21 textos que, de Étienne Boileau no século XIII a Antonin Artaud no século XX, sinalizam as transformações ocorridas no status do trabalhador das artes visuais.
Ao lado de excertos de Leonardo da Vinci, Diderot, Zola e outros, merecem destaque as cartas de Albrecht Dürer (1471-1528) a seu cliente, um rico comerciante de Frankfurt, bem como aquelas de Poussin (1594-1665), que deixam entrever as complexas relações do maior pintor francês da época com o rei Luís XIII e sua corte.
Coleção A pintura, em 14 volumes, uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do século IV a.C. ao século XX.
Sobre o organizador
Jacqueline Lichtenstein é professora de Estética e Filosofia da Arte na Universidade de Paris IV -Sorbonne, tendo lecionado também na Universidade de Berkeley, Califórnia. Dirigiu entre 1992 e 1993 a revista Traverses, editada pelo Centre Georges Pompidou, de Paris. Seu campo de estudos encontra-se no cruzamento da Filosofia da História e da Teoria da Arte, produzindo uma reflexão aguda sobre a natureza e o funcionamento dos discursos sobre a arte. Entre seus livros mais conhecidos, destacam-se La couleur eloquente (Flammarion, 1989; edição brasileira: A cor eloquente, São Paulo, Siciliano, 1994, tradução de Maria Helena Rouanet e Maria Elizabeth Chaves de Mello) e La tâche aveugle: essai sur les relations de la peinture et de la sculpture à l'âge moderne (Gallimard, 2003).
Veja também
|