Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Música
 

 R$ 62,00
         




 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

Música e cultura popular
Vários escritos sobre um tema em comum

 

José Ramos Tinhorão


192 p. - 14 x 21 cm
ISBN 978-85-7326-656-6
2017 - 1ª edição
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Música e cultura popular reúne dezesseis textos do crítico e historiador José Ramos Tinhorão, quase todos inéditos em livro, escritos entre a década de 1970 e os anos 2000. Organizado pelo próprio autor, o volume se divide em duas partes. A primeira delas, mais teórica, com ensaios curtos e intervenções na imprensa, trata da indústria cultural e como ela age na formação do gosto musical do público. O deslumbre da classe média com as modas internacionais, em detrimento da valorização da cultura popular, é denunciado com uma frase certeira: "O que se chama de universal é o regional de alguém imposto para todo o mundo".
Na segunda parte, Tinhorão historia diversos gêneros que formaram nossa música popular, assim como alguns de seus principais compositores e intérpretes, sempre procurando os nexos entre a criação artística e as mudanças na estrutura social do país. Destaca-se a série de artigos antológicos sobre as origens do samba e do choro publicados em fascículos da Editora Abril, além de textos sobre temas variados, como as anotações de Mário de Andrade sobre os discos que ouvia, e a representação da mulher trabalhadora nas letras de canções brasileiras a partir dos anos 1930.
Fecha a coletânea um perfil biográfico de Ismael Silva (1905-1978), baseado em entrevistas com o compositor do Estácio. Neste belo e tocante texto, absolutamente inédito, vemos como mesmo os grandes artistas sofrem, ao longo de suas carreiras, as vicissitudes de viver em um mercado crescentemente marcado pela massificação cultural.


Sobre o autor
José Ramos Tinhorão nasceu em Santos, SP, em 1928, e foi criado no Rio de Janeiro, cidade onde morou até sua mudança para São Paulo em 1968. Colaborou como jornalista no Diário Carioca, Jornal do Brasil, TV Excelsior, TV Globo, Rádio Nacional e Veja, entre outros, e é autor de mais de 25 livros sobre a cultura popular e a música brasileira, publicados no Brasil e em Portugal. Em suas pesquisas reuniu um importante acervo de discos, partituras, periódicos, livros e fotos, hoje disponível no Instituto Moreira Salles.




Veja também
Rei do Congo
A mentira histórica que virou folclore
O samba agora vai...
A farsa da música popular no exterior
Música popular: do gramofone ao rádio e TV

 


© Editora 34 Ltda. 2024   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779