Busca rápida
por título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Notícias  
07/12/2011

A Editora 34, o Centro de Estudos da Metrópole e a FAU-USP convidam para o lançamento de São Paulo:novos percursos e atores - Sociedade, cultura e política

Cidade multifacetada, plena de contrastes, conjugando dinamismo e exclusão, coração econômico do país marcado por vastas extensões de pobreza, São Paulo tem sido objeto de muitos olhares. Este livro realiza um balanço das principais contribuições recentes sobre a metrópole, discutindo os processos sociais, culturais, políticos e econômicos que a marcaram de forma mais eloquente na primeira década do século XXI, tendo em vista as análises existentes sobre os legados de períodos anteriores.

Para marcar o lançamento da obra e debater os intensos processos de mudança que transformaram características sociais e espaciais de São Paulo nas últimas décadas, os organizadores Lúcio Kowarick e Eduardo Marques receberão Fernando Carrión (FLACSO Equador) e Nabil Bonduki na FAU Maranhão, dia 08 de dezembro, às 19h00.

A obra compila ensaios de alguns dos mais importantes pesquisadores da área, trazendo contribuições específicas sobre as várias dimensões da cidade. São eles: Maria Encarnación Moya; Rosana Baeninger; Lúcio Kowarick; Camila Saraiva e Eduardo Marques; Maria Cristina da Silva Leme e Sarah Feldman; Alvaro Comin; Nadya Guimarães, Murillo de Brito e Paulo Henrique da Silva; Fernando Limongi e Lara Mesquita; Luciana Tatagiba; Adrian Gurza Lavalle, Graziela Castello e Renata Bichir; Esther Hamburger, Ananda Stücker, Laura Carvalho e Miguel Ramos; Teresa Pires do Rio Caldeira; Paula Miraglia; Gabriel Feltran; Vera da Silva Telles e Daniel Hirata.

Sobre os organizadores:
Lúcio Kowarick é professor titular do Departamento de Ciência Política da USP, onde defendeu seu doutorado e livre-docência, e do qual foi chefe de departamento por três gestões. É autor de cinco livros e mais de oitenta artigos publicados em revistas e coletâneas no Brasil e no exterior. Foi professor e pesquisador-visitante nas Universidades de Paris, Oxford, Sussex, Londres e no Japan Center for Area Studies. Com o livro Viver em risco, publicado pela Editora 34, venceu o Prêmio Jabuti 2010 na categoria Ciências Humanas.

Eduardo Marques é professor livre-docente do Departamento de Ciência Política da USP e pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). É autor de artigos sobre políticas públicas, pobreza urbana e segregação socioespacial, e dos livros: Redes sociais, pobreza e segregação (Unesp, 2010); Políticas públicas no Brasil (Fiocruz, 2007, com Gilberto Hochman e Marta Arretche); São Paulo: segregação, pobreza urbana e desigualdade social (Senac, 2005, com Haroldo Torres) e Redes sociais, instituições e atores políticos no governo da cidade de São Paulo (Annablume, 2003), entre outros.

Serviço:
Lançamento: 08 de dezembro de 2011, quinta-feira, das 19h00 às 22h00
Mesa redonda com a presença de Fernando Carrión (FLACSO Equador) e Nabil Bonduki
Local: FAU Maranhão (Rua Maranhão, 88 Higienópolis, Tel. (11) 3091-4801).
Entrada franca. Sujeito à lotação da sala.


<< voltar


© Editora 34 Ltda. 2017   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779