|
|
|
Viver em risco
Lúcio Kowarick
Fotografias de Antonio Saggese
Prefácio de Vera da Silva Telles
|
|
A partir de dois modelos distintos de tratar a exclusão social, nos Estados Unidos e na França, Lúcio Kowarick procura compreender, neste Viver em risco, a situação brasileira nos anos 2000, focando sua abordagem nas principais formas de habitação popular da Região Metropolitana de São Paulo: as favelas, os cortiços e as casas autoconstruídas de periferia.aolp |
|
|
|
|
Rever Debret
Colônia — Ateliê — Nação
Jacques Leenhardt
Projeto gráfico de Raul Loureiro
|
|
Durante os quinze anos que viveu no Rio de Janeiro, entre 1816 e 1831, Jean-Baptiste Debret, um filho da Revolução Francesa, teve existência dupla: serviu dom João VI e dom Pedro I, e, ao mesmo tempo, registrou em inúmeros desenhos e aquarelas o que via nas ruas daquela cidade tropical, violenta e escravocrata. De volta à França, publicou Viagem pitoresca e histórica ao Brasil, obra recusada pela Biblioteca Imperial pelo que revelava de nossa sociedade. Em Rever Debret, Jacques Leenhardt, diretor de pesquisas da EHESS em Paris, convida-nos a revisitar a produção deste artista, bem como sua longa e atribulada fortuna entre nós. Agora, em pleno século XXI, pela crítica e paródia de jovens artistas ameríndios e afro-brasileiros, inspirados em sua obra, vão se plasmando novas formas de imaginar nossa nação em uma perspectiva livre da sombra colonial. |
|
|
|
|
A pintura - vol. 01
O mito da pintura
Introdução geral e apresentação de Jacqueline Lichtenstein
|
|
Organizada em 14 volumes temáticos, a coleção A pintura, dirigida por Jacqueline Lichtenstein, professora de Estética e Filosofia da Universidade de Paris X, tem o intuito de mostrar como se estruturaram os discursos sobre a arte no Ocidente, desde a Antiguidade até os dias de hoje. Este primeiro volume da coleção reúne textos de Filóstrato, Plínio o Velho, Pietro Aretino, Alberti, Leonardo da Vinci, Molière, Diderot, Baudelaire, Klee, Pierre Restany e outros, para investigar a dimensão mítica atribuída aos artistas, sejam eles da Antiguidade ou do recente século XX. |
|
|