Karen Blixen
104 p. - 14 x 21 cm
ISBN 85-85490-08-X
1993
- 1ª edição, 2010 - 2ª edição
Em Sombras na relva, escrito em 1960, poucos anos antes de sua morte, Karen Blixen volta a se debruçar sobre a sua experiência no Quênia - já abordada no livro A fazenda africana -, onde viveu de 1914 a 1931, administrando uma fazenda de café. Aqui, o ângulo peculiar do relato autobiográfico redimensiona o tema e lança novas luzes sobre a literatura desta que é considerada, por unanimidade, a maior escritora dinamarquesa do século XX.
O refinamento do estilo da autora (também conhecida pelo pseudônimo Isak Dinesen), somado a um enorme poder de imaginação, oferece ao leitor uma oportunidade rara: conhecer a savana africana, sua gente e seus animais, conduzido por uma prosa que combina elegância e vigor, típica dessa baronesa que caçava leões. Um belíssimo e comovente registro de um encontro entre a velha Europa e a África selvagem.
"Uma prosa clara e elegante, cheia de humor e bom gosto, capaz de evocar espaços e ambientes com palavras precisas, de pintar pessoas com a exatidão de quem sabe observar, lembrar e registrar." (Ana Maria Machado, Jornal do Brasil)
Veja também
|