A Espanha de João Cabral e Murilo Mendes
| |
Ricardo Souza de Carvalho
Coedição: Editora 34 / FFLCH-USP
288 p. - 14 x 21 cm
ISBN 978-85-7326-463-0
2011
- 1ª edição
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Por mais distintas que fossem suas visões de mundo - uma, marcadamente materialista, outra, surrealista e católica -, João Cabral de Melo Neto e Murilo Mendes constituem duas das mais poderosas linhas de força da poesia brasileira no século XX. Mas as diferenças entre eles nunca foram suficientes para ocultar as afinidades, como a afirmação de uma poética em que a imagem assume um papel central, além de um profundo amor pela Espanha.
Resultado de extensa e minuciosa pesquisa, realizada em arquivos espanhóis e brasileiros, A Espanha de João Cabral e Murilo Mendes impressiona pela riqueza das informações que Ricardo Souza de Carvalho - professor de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo - recolheu e soube articular com argúcia, iluminando aspectos pouco conhecidos da relação desses dois grandes escritores com a cultura ibérica.
Valendo-se dos mais variados documentos - cartas, entrevistas, poemas, catálogos, revistas, dedicatórias -, muitos deles inéditos, o autor traça a trajetória de diálogos e amizades que os poetas brasileiros teceram com artistas e intelectuais como Joan Miró, Antoni Tàpies, Joan Brossa, Jorge Guillén e Rafael Alberti, entre outros. A arte, a história, o tempo e o espaço espanhóis também são matéria de reflexão neste livro, tornando-o uma obra de enorme interesse para os leitores da nossa poesia.aolp
Veja também
|