Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Ciências sociais | História
 

 R$ 70,00
         




 
Informações:
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br

Guerra contra Palmares
o manuscrito de 1678

 

Chão Editora

232 p. - 15 x 21 cm
ISBN 978-65-990122-5-9
2021 - 1ª edição
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Palmares foi o maior e mais duradouro assentamento de fugitivos da história da escravidão no Brasil. Os mocambos, como eram chamados, formaram-se no início do século XVII nas matas do sul de Pernambuco e resistiram até as primeiras décadas do século XVIII. Seu líder mais famoso, Zumbi, tornou-se símbolo das lutas pela liberdade no Brasil.
Apesar da importância dos Palmares, os documentos sobre sua história ainda são pouco estudados. A principal fonte utilizada pelos historiadores é um texto conhecido como “Relação das guerras feitas aos Palmares de Pernambuco”. Escrita para enaltecer o governador, a descrição do conflito é precedida por informações sobre a história dos Palmares e da rede de mocambos que ali havia se formado. A narrativa termina com o acordo de paz negociado entre uma embaixada palmarista e as autoridades pernambucanas.
Em 1859, uma cópia desse documento foi publicada sem nenhuma informação sobre sua autoria, data de produção ou localização do original, e poucos se interessaram em saber mais. Guerra contra Palmares: o manuscrito de 1678 é o resultado de anos de pesquisa da historiadora Silvia Hunold Lara e do filólogo Phablo Roberto Marchis Fachin, e traz a transcrição das duas versões seiscentistas desse documento: a da Biblioteca de Évora e a do Arquivo da Torre do Tombo, cuja descoberta permitiu corrigir erros e lacunas da versão de 1859.
Unindo filologia e história, o livro analisa o contexto em que o documento foi escrito, fundamenta a atribuição de sua autoria ao padre Antônio da Silva, e discute como esse texto foi lido e interpretado pelos historiadores nos séculos XIX e XX. Guerra contra Palmares: o manuscrito de 1678 contém ainda catorze documentos inéditos que oferecem uma narrativa alternativa dos acontecimentos retratados.


Sobre os organizadores
Silvia Hunold Lara é professora colaboradora do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisadora da história da escravidão no Brasil nos séculos XVII e XVIII e da história social do direito no Brasil colonial, publicou Campos da violência (Paz e Terra, 1988), Fragmentos setecentistas (Companhia das Letras, 2007) e, com Joseli Mendonça, organizou Direitos e justiças no Brasil (Editora da Unicamp, 2006), entre outros livros e artigos.

Phablo Roberto Marchis Fachin é professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador nas áreas de filologia, paleografia e história da língua portuguesa, publicou Descaminhos e dificuldades: leituras de manuscritos do século XVIII (Trilhas Urbanas, 2008) e, com Heitor Megale e Sílvio de Almeida Toledo Neto, organizou Por Rumos da Agulha, documentos do ouro do século XVIII (Editora Cubo, 2015), entre outros livros e artigos.


Veja também

 


© Editora 34 Ltda. 2024   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779