Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Literatura brasileira
 

 R$ 54,00
         




 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

Terrapreta

 

Rita Carelli


240 p. - 14 x 21 cm
ISBN 978-65-5525-071-8
2021 - 1ª edição
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Após um acontecimento inesperado na família, uma adolescente tem sua rotina alterada da noite para o dia e deixa a vida de estudante num colégio de classe média em São Paulo para morar numa aldeia indígena do Alto Xingu. É lá que seu pai, um dedicado arqueólogo, procura pistas que comprovem a ocupação humana milenar da região. Mas para Ana não são tanto os milênios decorridos que interessam e sim o cotidiano da aldeia, com seus mistérios, seus ritos e seus códigos desconhecidos.
Articulando os tempos e os lugares da ação num contraponto entre São Paulo, Xingu e Paris, Terrapreta, romance de estreia de Rita Carelli, conduz o leitor com extrema fineza pelo universo dos afetos, das inteligências e das experiências sensíveis de uma comunidade indígena, no qual cada gesto, cada palavra, cada inquietação estão permeados por uma visão mítica do mundo. É nesse contexto, não isento de conflitos, que Ana entra em contato com seu próprio corpo, seus desejos e seus temores, e realiza — em parte sozinha, em parte com seus companheiros da aldeia e imersa na cosmovisão indígena — uma iniciação que acaba sendo uma poderosa jornada rumo ao amadurecimento.


Sobre a autora
Escritora, atriz, diretora de cinema e de teatro e ilustradora, Rita Carelli nasceu em São Paulo em 1984. Estudou letras na Universidade Federal de Pernambuco e teatro na Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, em Paris. É colaboradora da ONG Vídeo nas Aldeias, com a qual realizou a coleção de livros-filmes para crianças Um dia na aldeia (2018). É também autora dos livros A história de Akykysiã, o dono da caça e Minha família Enauenê (2018), que foram contemplados com o selo internacional “White Ravens”, da Biblioteca de Munique, e o de “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.




Veja também
Quando a Terra deixou de falar
Cantos da mitologia marubo
Organização de Pedro de Niemeyer Cesarino
Crônica dos índios Guayaki
O que sabem os Aché, caçadores nômades do Paraguai
Água funda

 


© Editora 34 Ltda. 2021   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779