Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
História
 

 R$ 67,00
         




 
Informações:
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br

O pasquim do Calambau
infâmia, sátira e o reverso da Inconfidência Mineira

 

Chão Editora

232 p. - 15 x 21 cm
ISBN 978-65-80341-04-7
2022 - 1º edição

O “pasquim do Calambau” veio à luz seis anos depois da condenação dos réus da Conjuração Mineira, e relata de maneira satírica a má conduta de um morador local, ao mesmo tempo que apresenta uma visão incomum do movimento libertário, atacando-o com ferocidade. Conforme se percorre o texto, descortina-se aos poucos um universo de sentidos: o vocabulário é rústico e a linguagem, impregnada de oralidade, tem a função de cativar a gente simples da rua, os trabalhadores da roça, oficiais mecânicos, homens e mulheres escravizados, vizinhos. O pasquim do Calambau: infâmia, sátira e o reverso da Inconfidência Mineira, organizado por Álvaro de Araujo Antunes e Luciano Figueiredo, traz o pasquim, a devassa — na qual se coletaram dezenas de depoimentos dos moradores locais — e trechos do processo judicial que julgou o caso. Lidos em sequência, esses textos não apenas formam um vasto painel dos conflitos e acontecimentos do período, mas oferecem também um raro retrato da oralidade e das ideias políticas e religiosas populares do período.


Sobre os organizadores
Álvaro de Araujo Antunes é professor associado de história na Universidade Federal de Ouro Preto, onde leciona e pesquisa a história do Brasil Colônia. Entre 2016 e 2018, coordenou o Laboratório de Pesquisa Histórica e o Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana (MG). Coordenou o grupo de pesquisa Justiça, Administração e Luta Social e é pesquisador do grupo de pesquisa Cultura e Educação na América Portuguesa.

Luciano Figueiredo é professor titular da Universidade Federal Fluminense. Sua pesquisa concentra-se na época do Brasil Colônia, tendo como temas principais Minas Gerais, revoltas e ideias políticas. Nos últimos anos vem estudando a história das lutas políticas na época moderna, na Europa e na América. Foi editor da Acervo: Revista do Arquivo Nacional e fundador e editor da revista Nossa História e da Revista de História da Biblioteca Nacional.


Veja também

 


© Editora 34 Ltda. 2022   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779