A música popular no romance brasileiro - vol. 2
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José Ramos Tinhorão
416 p. - 14 x 21 cm
ISBN 85-7326-179-X
2000
A entrada do Brasil no século XX - preparada desde o fim do Oitocentos pela abolição da escravidão, o advento da República, pelo início da atividade industrial, da imigração estrangeira e das grandes obras públicas - iria provocar como reflexo mais evidente, na área cultural, a descentralização da vida literária.
A projeção dessas mudanças sobre o romance, em particular, foi o aparecimento, ao lado do Rio de Janeiro, de centros de produção local em várias capitais - como Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Recife - com aproveitamento de temas que vinham ampliar o campo de ação dos enredos, fazendo surgir os romances de escândalo ou de crônica, da vida de pequenas cidades, ou específicos da vida proletária, pequeno-burguesa ou vagamente "populares". Aumentam também as referências à música popular, agora mostrada em seu papel de produto cultural ligado a interesses de fabricantes de novidades destinadas ao lazer de minorias.
Este segundo volume da trilogia de A música popular no romance brasileiro inicia-se com Lima Barreto, e seu Triste fim de Policarpo Quaresma (1915), e vai até O último dos Morungabas de Galeão Coutinho (1944).
Sobre o autor
José Ramos Tinhorão nasceu em Santos, SP, em 1928, e foi criado no Rio de Janeiro, cidade onde morou até sua mudança para São Paulo em 1968. Colaborou como jornalista no Diário Carioca, Jornal do Brasil, TV Excelsior, TV Globo, Rádio Nacional e Veja, entre outros, e é autor de mais de 25 livros sobre a cultura popular e a música brasileira, publicados no Brasil e em Portugal. Em suas pesquisas reuniu um importante acervo de discos, partituras, periódicos, livros e fotos, hoje disponível no Instituto Moreira Salles.
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