Domingos Caldas Barbosa
O poeta da viola, da modinha e do lundu (1740-1800)
| |
José Ramos Tinhorão
240 p. - 14 x 21 cm
ISBN 85-7326-297-4
2004
Mulato nascido no Rio de Janeiro em 1740, filho de um funcionário real português com uma escrava de Angola, Domingos Caldas Barbosa é um símbolo da miscigenada cultura de nosso país. Formado no Colégio dos Jesuítas do antigo Morro do Castelo, serviu na fronteira sul do Brasil como soldado para depois ingressar, já em Portugal, na prestigiosa Universidade de Coimbra. Com a morte do pai, perde a condição econômica e passa então a viver unicamente de seu talento de poeta e compositor, destacando-se entre seus pares portugueses graças a seu estilo inovador que, transitando da boemia das ruas ao Arcadismo das cortes, foi pioneiro em incorporar as influências rítmicas trazidas do Brasil.
Neste livro, José Ramos Tinhorão rastreou vida e obra do autor da Viola de Lereno para encontrar, entre novos dados biográficos e escritos inéditos localizados, sua face mais importante: a de um precursor da música popular brasileira.
Sobre o autor
José Ramos Tinhorão nasceu em Santos, SP, em 1928, e foi criado no Rio de Janeiro, cidade onde morou até sua mudança para São Paulo em 1968. Colaborou como jornalista no Diário Carioca, Jornal do Brasil, TV Excelsior, TV Globo, Rádio Nacional e Veja, entre outros, e é autor de mais de 25 livros sobre a cultura popular e a música brasileira, publicados no Brasil e em Portugal. Em suas pesquisas reuniu um importante acervo de discos, partituras, periódicos, livros e fotos, hoje disponível no Instituto Moreira Salles.
Veja também
|