História do Brasil
Uma interpretação
| |
Carlos Guilherme Mota
Adriana Lopez
1136 p. - 16 x 23 cm
ISBN 978-85-7326-592-7
2015
- 1ª edição; 2016 - 5ª edição
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Para compreender as dificuldades que a sociedade brasileira enfrenta no sentido de tornar-se uma nação civilizada e independente, é necessária uma renovação da nossa perspectiva histórica. É isso que defendem os autores deste História do Brasil: uma interpretação, que repassam lucidamente as principais etapas históricas do país - da pré-história ao "descobrimento", o período colonial, a Independência (que para eles se dá verdadeiramente no 7 de abril de 1831, com a abdicação de Pedro I), o Império e a República, chegando até os governos de FHC, Lula e Dilma.
Nesse percurso, Carlos Guilherme Mota e Adriana Lopez analisam sob nova luz personagens como Duarte Pacheco Pereira (o verdadeiro "descobridor" do Brasil), o holandês Nassau, o marquês de Pombal, José Bonifácio, Evaristo da Veiga, Pedro II, Luiz Gama, dentre outros abolicionistas, e todos os presidentes da República. Combinando fluência e erudição, os autores mostram como a persistência de fenômenos como o patrimonialismo, a impunidade e o populismo tornaram os desafios da cidadania na atualidade muito maiores. É para combatê-los que esta obra revisita criticamente o passado, procurando indicar o sentido de nossa História.
"As páginas que se vão ler estão cheias, mais do que de surpresas, de provocações. Ninguém as percorrerá com mornidão ou indiferença. Não conheço melhor elogio que se possa fazer a um livro."
Alberto da Costa e Silva, diplomata e historiador
"A remarkable text, highly analytical and often devastatingly critical of the canonical wisdom."
Stanley J. Stein, Princeton University
"El libro de Carlos Guilherme Mota y Adriana Lopez sobresale por muchos motivos: por su inteligente combinación de autores clásicos y de la más reciente historiografía; por su compromiso en el intento de responder, desde la historia, a las grandes cuestiones que presenta la sociedad brasileña actual; en fin, por su capacidad para sintetizar sin simplificar."
José Manuel Santos Pérez, Universidad de Salamanca
Sobre os autores
O historiador Carlos Guilherme Mota nasceu em São Paulo, em 1941, e é professor titular de História Contemporânea da FFLCH-USP e de História da Cultura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi professor colaborador na pós-graduação da Escola de Direito da FGV-SP, fundador e primeiro diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP (1986-1988), e diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (2014). Em 2009 recebeu o título de Professor Emérito da Universidade de São Paulo, e em 2011 ganhou o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra.
Adriana Lopez é historiadora pós-graduada pela Universidade de São Paulo e autora de A América dos libertadores (Ática, 1998), Franceses e tupinambás na Terra do Brasil (Senac-SP, 2001), Guerra, açúcar e religião no Brasil dos holandeses (Senac-SP, 2002) e De cães a lobos-do-mar: súditos ingleses no Brasil (Senac-SP, 2007), entre outros. Com Carlos Guilherme Mota, escreveu História do Brasil: uma interpretação (Senac-SP, 2008), livro que recebeu o Prêmio Jabuti de Ciências Humanas em 2009.
Veja também
|