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Os sons dos negros no Brasil
Cantos, danças, folguedos: origens
José Ramos Tinhorão
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Muito se fala sobre a influência dos povos africanos na formação da cultura brasileira, mas pouco se sabe sobre as origens desse processo. Recorrendo às mais diversas fontes, José Ramos Tinhorão reúne neste livro os primeiros registros das manifestações musicais dos negros no Brasil, praticamente ignorados pela historiografia tradicional, e resgata os momentos-chave que sintetizam a gênese de uma cultura especificamente brasileira. |
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Os sons que vêm da rua
José Ramos Tinhorão
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Lançado originalmente em 1976, agora atualizado e ampliado, Os sons que vêm da rua antecipou a linha de pesquisa que se consagraria como História das Mentalidades e do Cotidiano. Este belo ensaio de historiografia musical procede a uma vasta investigação interdisciplinar sobre as sonoridades típicas dos aglomerados urbanos, revelando como as camadas populares respondem às novas realidades impostas pela vida nas cidades. |
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Rei do Congo
A mentira histórica que virou folclore
José Ramos Tinhorão
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José Ramos Tinhorão aborda neste estudo inédito as relações entre três momentos históricos distintos: a busca dos reinos europeus, desde o século XII, por um aliado cristão na retaguarda do império muçulmano; a conquista da África Ocidental pelos portugueses na Era dos Descobrimentos; e o aparecimento da festa popular da congada no Brasil, no final do século XVII. Como peça-chave que articula esses elementos, o autor analisa a figura do Rei do Congo, criação artificial da diplomacia portuguesa que, em 1491, transformou em reino cristão, nos moldes europeus, as tribos da primeira região da costa atlântica africana livre da influência islâmica.
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