O Antropoceno e a Ciência do Sistema Terra
| |
José Eli da Veiga
152 p. - 14 x 21 cm
ISBN 978-85-7326-726-6
2019
- 1ª edição
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Estaria a humanidade comprometendo a biosfera do planeta Terra de maneira irreversível? Há cerca de 12 mil anos, o Homo sapiens passou a viver em um período de estabilidade climática, o Holoceno, que possibilitou o desenvolvimento da agricultura e o florescimento das civilizações. Mas, em algum momento do século XX, a influência das atividades humanas passou a alterar de forma decisiva o relativo equilíbrio da vida na Terra. O aquecimento global, a poluição, a destruição de campos e florestas, a acidificação dos oceanos e a perda de biodiversidade se aceleraram, e muitos cientistas procuram demonstrar que já vivemos em um novo período geológico: o Antropoceno, em que o homem passou a ser o principal vetor de mudanças biogeoquímicas no planeta.
Neste livro, José Eli da Veiga, um dos principais estudiosos brasileiros do desenvolvimento sustentável, analisa a emergência do Antropoceno à luz dos debates científicos mais recentes - abordando criticamente as ideias de James Lovelock, Paul Crutzen, John Elkington, Peter Ward, Steven Pinker, Kate Raworth, Tim Lenton, Yuval Harari e vários outros -, e discute os parâmetros epistemológicos que poderão ajudar no desenvolvimento de uma nova e promissora ciência, a Ciência do Sistema Terra. Esta, integrando as ciências naturais às ciências humanas, pode ser decisiva para que nosso planeta venha a ser um espaço habitável, seguro e justo para a humanidade.
Sobre o autor
José Eli da Veiga é professor sênior do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP). Por trinta anos (1983-2012) foi docente do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP), onde obteve o título de professor titular em 1996. É colunista do jornal Valor Econômico, da revista Página22 e da Rádio USP. Tem 29 livros publicados e mantém uma página web: www.zeeli.pro.br. Pela Editora 34 lançou: A desgovernança mundial da sustentabilidade (2013), Para entender o desenvolvimento sustentável (2015) e O Antropoceno e a Ciência do Sistema Terra (2019).
Veja também
|