Para entender o desenvolvimento sustentável
| |
José Eli da Veiga
232 p. - 14 x 21 cm
ISBN 978-85-7326-612-2
2015
- 1ª edição
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
De forma ágil e inteligente, o professor da Universidade de São Paulo José Eli da Veiga, pesquisador na área de Economia Socioambiental, elucida neste livro a trajetória da noção de "desenvolvimento sustentável", desde sua emergência na década de 1980 até os mais recentes debates internacionais, culminando em 2015 na aprovação pela ONU da Agenda 2030 - Transformando Nosso Mundo.
Para definir claramente o que se entende por "desenvolvimento sustentável", o autor primeiro analisa os dois termos que compõem a equação - "desenvolvimento" e "sustentabilidade" -, situando-os no contexto das discussões globais ao longo das últimas quatro décadas. Em seguida, examina detidamente o que vêm a ser os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e centra o foco de sua análise naquele que considera o maior desafio do século XXI: a descarbonização da economia planetária.
Traçando um quadro amplo dessa noção e de seus impactos em vários campos do conhecimento - da teoria econômica aos modelos comportamentais, passando por questões de política, educação e justiça -, Para entender o desenvolvimento sustentável é um alerta oportuno e bem informado sobre a urgência de conciliar crescimento econômico global, preservação dos recursos naturais e justa distribuição das oportunidades sociais.
Sobre o autor
José Eli da Veiga é professor sênior do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP). Por trinta anos (1983-2012) foi docente do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP), onde obteve o título de professor titular em 1996. É colunista do jornal Valor Econômico, da revista Página22 e da Rádio USP. Tem 29 livros publicados e mantém uma página web: www.zeeli.pro.br. Pela Editora 34 lançou: A desgovernança mundial da sustentabilidade (2013), Para entender o desenvolvimento sustentável (2015) e O Antropoceno e a Ciência do Sistema Terra (2019).
Veja também
|