O Trianon do MAM ao MASP
Arquitetura e política em São Paulo (1946-1968)
| |
Daniele Pisani
280 p. - 16 x 23 cm
ISBN 978-85-7326-737-2
2019
- 1ª edição
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Ao concentrar sua investigação na história de um único lote na cidade de São Paulo, Daniele Pisani, professor de história e teoria da arquitetura contemporânea em Milão, estudioso da arquitetura brasileira moderna e autor, entre vários outros livros, de Paulo Mendes da Rocha: obra completa (2013-14), tocou numa espécie de nervo sensível da nossa história cultural.
Em O Trianon do MAM ao MASP: arquitetura e política em São Paulo (1946-1968), Pisani ilumina passagens decisivas de uma história que permaneceu soterrada por muitas décadas, na qual se entrecruzam, como num roteiro teatral, não só figuras de alto poder econômico e político, como Ciccillo Matarazzo, Assis Chateaubriand, Nelson Rockefeller, Armando de Arruda Pereira, Jânio Quadros, Adhemar de Barros e Faria Lima, mas também arquitetos da maior importância, como Affonso Eduardo Reidy, Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi e muitos outros.
Com uma atenção rigorosa aos documentos, o recurso constante a fontes primárias e um senso crítico extremamente apurado, O Trianon do MAM ao MASP subverte interpretações consagradas e se revela uma referência obrigatória para compreender as relações entre arquitetura, política e cultura na São Paulo das décadas de 1940 a 60.
Sobre o autor
O historiador da arquitetura Daniele Pisani nasceu em Castel San Giovanni, na Itália, em 1974, e formou-se em Arquitetura na Università Iuav di Venezia, em 2000. Foi professor visitante na FAU-USP e professor da FAU Mackenzie. Atualmente ensina História e Teoria da Arquitetura no Politecnico di Milano, na Itália. É autor de Paulo Mendes da Rocha: obra completa (Milão/Barcelona/Nova York, 2013-14), Uma genealogia da imaginação de Paulo Mendes da Rocha: lições de Veneza (Porto, 2017) e São Paulo: ritratti di città (Bolonha, 2014), entre outros livros.
Veja também
|