Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Filosofia, estética e ciência
 

 R$ 78,00
         




 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

O sonho é o monograma da vida
Schopenhauer, Borges, Guimarães Rosa

 

Márcio Suzuki


280 p. - 13 x 20,5 cm
ISBN 978-65-5525-181-4
2024 - 1ª edição

O sonho é o monograma da vida retraça a teia — verbal, conceitual, imagética — que vincula a criação literária de Jorge Luis Borges à filosofia de Arthur Schopenhauer. Os rastros de Schopenhauer estão em toda parte. Do primeiro encontro com as obras do filósofo na Genebra da Primeira Guerra Mundial aos relatos, poemas e ensaios da maturidade em Buenos Aires, Borges não cessa de citar, comentar, destilar a lição idealista do alemão. Ao longo desse denso diálogo textual, vão se redefinindo todos os temas e instrumentos da escrita borgiana: caráter e ação, personagem e trama, memória e sonho, metáfora e tempo. Unindo crítica e filosofia, Márcio Suzuki mostra como, por essa via, o autor argentino chega à formulação de um “programa fantástico-idealista” e a um modo originalíssimo de figuração narrativa e poética da história — individual, sul-americana, universal. Por fim, num excurso surpreendente, o ensaio cruza a fronteira para perseguir o ressurgimento dos mesmos temas na obra de outro leitor de Schopenhauer, o brasileiro João Guimarães Rosa. Se a cadência é outra, se os jagunços de Rosa não se confundem sem mais com os gauchos de Borges, permanece, porém, o essencial: a necessidade de enfrentar o curso cego da história e do destino com as armas de uma valentia fatalista.


Sobre o autor

Márcio Suzuki é professor de Estética do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, pesquisador do CNPq e autor de O gênio romântico (Iluminuras, 1998) e de A forma e o sentimento do mundo (Editora 34, 2014). Fez pós-doutorado na École Normale Supérieure, em Paris. Traduziu Voltaire, Kant, Schiller, Friedrich Schlegel, Schelling, Heine, Husserl, Karl Kraus, Thomas Mann, Elias Canetti e Hans Magnus Enzensberger; recentemente organizou, para a Biblioteca Pólen da Editora Iluminuras, o volume Para uma metafísica do sonho, seleção de textos de Arthur Schopenhauer, e, para a coleção Fábula da Editora 34, O avesso das palavras: história da cultura e crítica da linguagem, 1901-1924, coletânea de escritos do filósofo judeu-boêmio Fritz Mauthner.



Veja também
A forma e o sentimento do mundo
Jogo, humor e arte de viver na filosofia do século XVIII
O avesso das palavras
história da cultura e crítica da linguagem, 1901-1924
Figurações
ensaios críticos
Organização de Paloma Vidal

 


© Editora 34 Ltda. 2024   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779