Céu, inferno
Ensaios de crítica literária e ideologia
| |
Alfredo Bosi
496 p. - 14 x 21 cm
ISBN 85-7326-264-8
2010
- 2ª edição
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Céu, inferno desempenha papel singular na obra de Alfredo Bosi. A formação do crítico se deixa entrever na própria arquitetura do livro. Sob o prisma do passado, desenha-se todo um percurso intelectual: dos artigos sobre literatura italiana, publicados na década de 60 no Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo, passando pela releitura de clássicos brasileiros, até abrir-se à atualíssima reflexão teórica em torno do método hermenêutico.
Esta edição, revista e acrescida de novos ensaios, acentua as linhas de força do volume que, desde o título, expressa uma vocação dialética. Céu, inferno integra, no mesmo movimento crítico, autores como Croce e Gramsci, Mário de Andrade e Carpeaux, Cecília Meireles e Ferreira Gullar. Mais do que um roteiro erudito de leituras, a presença desses e de outros nomes revela uma perspectiva histórica profunda. Entrelaçar as modulações das vozes individuais no tecido enervado das ideologias foi a tarefa que se impôs este intérprete.
Sobre o autor
Alfredo Bosi nasceu em São Paulo, em 1936. Cursou Letras Neolatinas na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, especializando-se em Literatura Brasileira e Italiana. Ingressou como professor nesta faculdade em 1959, ministrando o curso de Literatura Italiana até 1970. Após a transferência para o Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, tornou-se professor titular da área de Literatura Brasileira em 1985. Entre 1997 e 2001 dirigiu o IEA-USP e atualmente é editor da revista Estudos Avançados. Desde 2003 é membro da Academia Brasileira de Letras, e em 2009 recebeu o título de Professor Emérito da FFLCH-USP. É autor de, entre outros livros, História concisa da literatura brasileira (1970), O ser e o tempo da poesia (1977), Céu, inferno (1988), Dialética da colonização (1992), Ideologia e contraideologia (2010) e Entre a literatura e a história (2013).
Veja também
|