A pintura - vol. 02
A teologia da imagem e o estatuto da pintura
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Apresentação de Jean-François Groulier
96 p. - 13 x 21 cm
ISBN 85-7326-293-1
2007
- 2ª edição
Se não se pode, a rigor, falar de uma Estética medieval ou de uma Teoria da Arte na Idade Média, pode-se entretanto discernir, nas categorias metafísicas e teológicas da época, suas concepções sobre a beleza, a luz, a opacidade dos corpos e a visibilidade do mundo.
Neste segundo volume da coleção A pintura, fragmentos escolhidos de Pseudo-Dionísio Areopagita, João Damasceno, são Boaventura, são Tomás de Aquino, Calvino e outros autores dão acesso ao que poderíamos chamar de uma história medieval da visão.
No cerne dessa história encontram-se as relações entre arte e teologia e as acirradas discussões envolvendo o culto às imagens sagradas, a reprodutibilidade dos modelos, a interpretação anagógica e toda a riquíssima escala de simbolismos medievais que só se torna inteligível quando compreendida como um sistema.
A coleção A pintura, em 14 volumes, é uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do século IV a.C. ao século XX.
Sobre o organizador
Jacqueline Lichtenstein é professora de Estética e Filosofia da Arte na Universidade de Paris IV -Sorbonne, tendo lecionado também na Universidade de Berkeley, Califórnia. Dirigiu entre 1992 e 1993 a revista Traverses, editada pelo Centre Georges Pompidou, de Paris. Seu campo de estudos encontra-se no cruzamento da Filosofia da História e da Teoria da Arte, produzindo uma reflexão aguda sobre a natureza e o funcionamento dos discursos sobre a arte. Entre seus livros mais conhecidos, destacam-se La couleur eloquente (Flammarion, 1989; edição brasileira: A cor eloquente, São Paulo, Siciliano, 1994, tradução de Maria Helena Rouanet e Maria Elizabeth Chaves de Mello) e La tâche aveugle: essai sur les relations de la peinture et de la sculpture à l'âge moderne (Gallimard, 2003).
Veja também
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