A pintura - vol. 04
O belo
| |
Apresentação de Jacqueline Lichtenstein
136 p. - 13 x 21 cm
ISBN 978-85-7326-303-9
2004
- (3ª edição - 2022)
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Conceito central na teoria da arte desde os seus primórdios na medida em que foi sempre um dos principais motores da própria prática artística, ao longo dos séculos a ideia do Belo foi objeto de variadas definições.
Se para os antigos a beleza era uma ideia perfeita concebida a partir da natureza, e se na Idade Média era necessariamente o reflexo da luz divina, já a partir da Renascença ela começa a ganhar vida própria para, com o século XVIII e o Romantismo, poder tornar-se expressão da subjetividade do artista.
Os textos reunidos neste quarto volume da coleção A pintura - Cícero, Plotino, Castiglione, Félibien, Lessing, entre outros - oferecem uma visão panorâmica dessas diferentes concepções do belo, desde sua origem, com a filosofia platônica, até os precursores da Modernidade, como Baudelaire ou Huysmans.
A coleção A pintura, em 14 volumes, é uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do século IV a.C. ao século XX.
Sobre o organizador
Jacqueline Lichtenstein é professora de Estética e Filosofia da Arte na Universidade de Paris IV -Sorbonne, tendo lecionado também na Universidade de Berkeley, Califórnia. Dirigiu entre 1992 e 1993 a revista Traverses, editada pelo Centre Georges Pompidou, de Paris. Seu campo de estudos encontra-se no cruzamento da Filosofia da História e da Teoria da Arte, produzindo uma reflexão aguda sobre a natureza e o funcionamento dos discursos sobre a arte. Entre seus livros mais conhecidos, destacam-se La couleur eloquente (Flammarion, 1989; edição brasileira: A cor eloquente, São Paulo, Siciliano, 1994, tradução de Maria Helena Rouanet e Maria Elizabeth Chaves de Mello) e La tâche aveugle: essai sur les relations de la peinture et de la sculpture à l'âge moderne (Gallimard, 2003).
Veja também
|
| | |
A pintura - vol. 02
A teologia da imagem e o estatuto da pintura
Organização de
Jacqueline Lichtenstein
|
|
| | |
|
|