A pintura - vol. 06
A figura humana
| |
Apresentação de Nadeije Laneyrie-Dagen
136 p. - 13 x 21 cm
ISBN 978-85-7326-316-9
2019
- 3º edição
Como representar o corpo humano? Mais do que isso: como representar as paixões que o afetam? Quais os cânones que, ao longo da história, pautaram sua interpretação na arte ocidental?
Este sexto volume da coleção A pintura traz uma ampla exposição de várias abordagens da figura humana na arte - o sistema de medidas ideais do corpo, elaborado pelo arquiteto Vitrúvio no século I a.C. e recuperado ao final da Idade Média, o riquíssimo conhecimento da expressão das paixões em Rafael, Leonardo, Rubens, Poussin, Le Brun, David, Ingres e Matisse, ou o expressionismo abstrato de Willem de Kooning, que reinsere a figura num espaço pictórico já transformado pelas vanguardas do século XX.
A coleção A pintura, em 14 volumes, é uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do século IV a.C. ao século XX.
Sobre o organizador
Jacqueline Lichtenstein é professora de Estética e Filosofia da Arte na Universidade de Paris IV -Sorbonne, tendo lecionado também na Universidade de Berkeley, Califórnia. Dirigiu entre 1992 e 1993 a revista Traverses, editada pelo Centre Georges Pompidou, de Paris. Seu campo de estudos encontra-se no cruzamento da Filosofia da História e da Teoria da Arte, produzindo uma reflexão aguda sobre a natureza e o funcionamento dos discursos sobre a arte. Entre seus livros mais conhecidos, destacam-se La couleur eloquente (Flammarion, 1989; edição brasileira: A cor eloquente, São Paulo, Siciliano, 1994, tradução de Maria Helena Rouanet e Maria Elizabeth Chaves de Mello) e La tâche aveugle: essai sur les relations de la peinture et de la sculpture à l'âge moderne (Gallimard, 2003).
Veja também
|