A pintura - vol. 09
O desenho e a cor
| |
Apresentação de Jacqueline Lichtenstein
152 p. - 13 x 21 cm
ISBN 978-85-7326-357-2
2021
- (1º edição - 2006)
O volume 9 da coleção A pintura traça um quadro amplo do conflito entre a cor e o desenho na pintura. A discussão se inicia com a defesa do desenho por Giorgio Vasari, toma corpo nos debates da Academia Real de Pintura e Escultura da França nos séculos XVII e XVIII, ganha uma nova inflexão com os argumentos de Roger de Piles (que abre as portas para um entendimento moderno da cor), até desembocar nas tendências predominantemente coloristas dos séculos XIX e XX, as quais vão encontrar, na obra de Matisse e nos ensaios de Clement Greenberg, duas de suas mais altas afirmações.
A coleção A pintura, em 14 volumes, é uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do século IV a.C. ao século XX.
Sobre o organizador
Jacqueline Lichtenstein é professora de Estética e Filosofia da Arte na Universidade de Paris IV -Sorbonne, tendo lecionado também na Universidade de Berkeley, Califórnia. Dirigiu entre 1992 e 1993 a revista Traverses, editada pelo Centre Georges Pompidou, de Paris. Seu campo de estudos encontra-se no cruzamento da Filosofia da História e da Teoria da Arte, produzindo uma reflexão aguda sobre a natureza e o funcionamento dos discursos sobre a arte. Entre seus livros mais conhecidos, destacam-se La couleur eloquente (Flammarion, 1989; edição brasileira: A cor eloquente, São Paulo, Siciliano, 1994, tradução de Maria Helena Rouanet e Maria Elizabeth Chaves de Mello) e La tâche aveugle: essai sur les relations de la peinture et de la sculpture à l'âge moderne (Gallimard, 2003).
Veja também
|
| | |
|
| | |
A pintura - vol. 12
O artista, a formação e a questão social
Organização de
Jacqueline Lichtenstein
|
|
|