A pintura - vol. 08
Descrição e interpretação
| |
Apresentação de Jean-François Groulier
160 p. - 13 x 21 cm
ISBN 978-85-7326-325-1
2005
- (2ª edição - 2022)
O que significa interpretar uma obra de arte?
Com textos que vão do célebre Iconologia, de Cesare Ripa (1560-1620/25), às Questões de método em história da arte, de Otto Pächt (1902-1988), o oitavo volume da coleção A pintura revela como, a partir do recurso retórico descritivo da Ekphrasis, o conceito de interpretação foi se formando ao longo da história com a contribuição de diversas disciplinas.
Entre os vários caminhos possíveis, o presente volume privilegia o estudo da alegoria e da iconologia, em que o trabalho de interpretação exige o cruzamento constante de formas visuais e redes de referência textuais. Procedimento que irá encontrar na obra de Erwin Panofsky - aqui representada por duas peças magistrais, uma delas inédita em nossa língua - talvez a sua mais rigorosa formulação no século XX.
A coleção A pintura, em 14 volumes, é uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do século IV a.C. ao século XX.
Sobre o organizador
Jacqueline Lichtenstein é professora de Estética e Filosofia da Arte na Universidade de Paris IV -Sorbonne, tendo lecionado também na Universidade de Berkeley, Califórnia. Dirigiu entre 1992 e 1993 a revista Traverses, editada pelo Centre Georges Pompidou, de Paris. Seu campo de estudos encontra-se no cruzamento da Filosofia da História e da Teoria da Arte, produzindo uma reflexão aguda sobre a natureza e o funcionamento dos discursos sobre a arte. Entre seus livros mais conhecidos, destacam-se La couleur eloquente (Flammarion, 1989; edição brasileira: A cor eloquente, São Paulo, Siciliano, 1994, tradução de Maria Helena Rouanet e Maria Elizabeth Chaves de Mello) e La tâche aveugle: essai sur les relations de la peinture et de la sculpture à l'âge moderne (Gallimard, 2003).
Veja também
|