Busca rápida
digite título, autor, palavra-chave, ano ou isbn
 
Arte e arquitetura | Ciências sociais
 

 R$ 96,00
         




 
Informações:
Site
site@editora34.com.br
Vendas
(11) 3811-6777

vendas@editora34.com.br
Assessoria de imprensa
imprensa@editora34.com.br
Atendimento ao professor
professor@editora34.com.br

São Paulo: novos percursos e atores
(sociedade, cultura e política)

 

Organização de Lúcio Kowarick e Eduardo Marques
Coedição: Centro de Estudos da Metrópole - CEBRAP

400 p. - 16 x 23 cm
ISBN 978-85-7326-484-5
2011 - 1ª edição
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Cidade multifacetada, plena de contrastes, conjugando dinamismo e exclusão, coração econômico do país marcado por vastas extensões de pobreza, São Paulo tem sido objeto de muitos olhares. Este livro realiza um balanço das principais contribuições recentes sobre a metrópole, discutindo os processos sociais, culturais, políticos e econômicos que a marcaram de forma mais eloquente na primeira década do século XXI, tendo em vista as análises existentes sobre os legados de períodos anteriores.
As últimas décadas têm sido marcadas por intensos processos de mudança, que transformaram características sociais e espaciais amplamente conhecidas da metrópole, ao mesmo tempo deslocando e recolocando desigualdades sociais em um ambiente de crescente heterogeneidade. Traçar um panorama dessas transformações é o objetivo deste livro. Dele participam alguns dos mais importantes pesquisadores da área, trazendo contribuições específicas sobre as várias dimensões da cidade.
São quinze ensaios que, na esteira de livros clássicos como São Paulo, 1975: crescimento e pobreza (1976) e Quando novos personagens entraram em cena (1988), procuram atualizar as visões sobre a cidade, agora em uma colaboração multidisciplinar que inclui as áreas de sociologia, história, antropologia, demografia, política, cinema e música.
Os textos têm autoria de Maria Encarnación Moya; Rosana Baeninger; Lúcio Kowarick; Camila Saraiva e Eduardo Marques; Maria Cristina da Silva Leme e Sarah Feldman; Alvaro Comin; Nadya Guimarães, Murillo de Brito e Paulo Henrique da Silva; Fernando Limongi e Lara Mesquita; Luciana Tatagiba; Adrian Gurza Lavalle, Graziela Castello e Renata Bichir; Esther Hamburger, Ananda Stücker, Laura Carvalho e Miguel Ramos; Teresa Pires do Rio Caldeira; Paula Miraglia; Gabriel Feltran; Vera da Silva Telles e Daniel Hirata.


Sobre o organizador
Lúcio Kowarick é graduado pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1961), mestre em Ciências Sociais, com Diplôme D'Études Approfondies en Sciences Sociales obtido na França (1967), e doutor em Sociologia pela FFLCH-USP (1973). Atualmente é professor titular do Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP, onde leciona desde 1970. Trabalhou como pesquisador do CEBRAP nos anos 1970, e do CEDEC nos anos 1980, em São Paulo, tendo sido professor e pesquisador visitante do IRD, do IRESCO e da EHESS, em Paris, do Institute of Development Studies da Universidade de Sussex, na Inglaterra, do Institute of Latin American Studies da Universidade de Londres, do Centre for Brazilian Studies da Universidade de Oxford, e do Japan Center for Area Studies, em Osaka. Publicou diversos livros, entre eles Escritos urbanos (2000) e Viver em risco (2009, Prêmio Jabuti 2010 de Melhor Livro de Ciências Humanas), ambos pela Editora 34. Em 2013 recebeu o Prêmio Florestan Fernandes, concedido pela Sociedade Brasileira de Sociologia, pelo conjunto de sua obra.



Veja também
Viver em risco
Escritos urbanos
Trabalho e vadiagem
A origem do trabalho livre no Brasil

 


© Editora 34 Ltda. 2024   |   Rua Hungria, 592   Jardim Europa   CEP 01455-000   São Paulo - SP   Brasil   Tel (11) 3811-6777 Fax (11) 3811-6779