Conversas com historiadores brasileiros
| |
400 p. - 16 x 23 cm
ISBN 85-7326-233-8
2002
Reinventada a cada geração, a História é um saber tão antigo quanto a Filosofia e as artes. Neste livro, quinze renomados historiadores brasileiros — como Emilia Viotti, Boris Fausto, Fernando Novais, Evaldo Cabral de Mello, José Murilo de Carvalho, Luiz Felipe de Alencastro e Laura de Mello e Souza, entre outros — narram suas trajetórias intelectuais ao mesmo tempo em que discorrem sobre as principais tendências e mudanças de rumos de nossa historiografia, em entrevistas que constituem verdadeiras aulas.
Em tom de conversa, aliando prazer e conhecimento, questões fundamentais do ofício do historiador em nosso país — o trabalho escravo, a economia colonial, a Independência, a formação das elites, a construção do Estado imperial, a República e os acontecimentos de 1930, a história do cotidiano, o papel reservado à pesquisa e à docência, bem como a atuação do intelectual no mundo contemporâneo — são expostas e debatidas, para além dos limites de cada entrevista, no diálogo que o leitor estabelece entre as diversas vozes aqui reunidas.
José Marcio Rego é economista pela FEA-USP, graduado em Administração Pública. É mestre em Ciência Política pela UNICAMP e em Finanças Públicas pela FGV, e doutor em Economia de Empresas pela FGV de São Paulo e em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, onde foi professor titular. É professor na FGV e membro do conselho editorial da Revista de Economia Política.
Veja também
|