A dimensão da noite
e outros ensaios
| |
João Luiz Lafetá
Prefácio de Antonio Candido
Coedição: Duas Cidades
576 p. - 14 x 21 cm
ISBN 85-7326-309-1
2004
- 1º edição
João Luiz Lafetá é um nome fundamental da crítica literária brasileira. Ao conjugar três matrizes distintas - o marxismo, a psicanálise e a teoria estética -, o autor construiu uma perspectiva crítica extremamente reveladora, capaz de surpreender na articulação da forma os nexos essenciais entre subjetividade e história social, técnica literária e consciência política.
Em A dimensão da noite, Antonio Arnoni Prado reuniu mais de quarenta textos - muitos deles inéditos em livro - que desenham a trajetória intelectual completa de Lafetá, das primeiras análises de peso nos anos 70 até sua morte prematura em 1996. Aqui o leitor encontrará, ao lado de ensaios decisivos sobre Mário de Andrade, Graciliano Ramos, Ferreira Gullar ou Rubem Fonseca, artigos menos conhecidos, porém igualmente penetrantes, em que o crítico distingue os avanços e os impasses da produção de seus contemporâneos.
Sobre o organizador
Antonio Arnoni Prado nasceu em São Paulo, em 1943. É mestre (1975) e doutor (1980) pela FFLCH-USP, com pós-doutorado na Fondazione Feltrinelli, de Milão (1986). Desde 1979 leciona no Departamento de Teoria Literária da Unicamp, onde é professor titular. Entre seus trabalhos incluem-se a edição da crítica literária dispersa de Sérgio Buarque de Holanda em O espírito e a letra (Companhia das Letras, 1996, 2 vols.) e a publicação de uma coletânea de ensaios críticos reunidos em Trincheira, palco e letras (Cosac Naify, 2004). Pela Editora 34 publicou Itinerário de uma falsa vanguarda: os dissidentes, a Semana de 22 e o Integralismo (2010, Prêmio Mário de Andrade da Fundação Biblioteca Nacional), Lima Barreto: uma autobiografia literária (2012) e Dois letrados e o Brasil nação (2015, vencedor do Prêmio Rio de Literatura na categoria ensaio).
Veja também
|